Vereadores aprovam pedido de vistas a projeto sobre exploração de terminal rodoviário Projeto analisado pelos vereadores prevê regras para a exploração de terminal rodoviário
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram nesta quinta-feira (11) um pedido de vistas ao Projeto de Lei 9/2019, de autoria do Poder Executivo Municipal, que dispõe sobre a permissão de serviço público para exploração e administração de terminal rodoviário do Município de São Miguel do Oeste. A proposta esteve em discussão em primeiro turno durante sessão ordinária.

O projeto autoriza o Poder Executivo a outorgar a permissão mediante licitação pública, pelo prazo de dez anos, prorrogáveis pelo mesmo período. A proposta prevê que o permissionário deverá comprovar, no certame licitatório, a titularidade de imóvel, localizado neste Município, destinado à implantação do terminal rodoviário.

O imóvel deve ter as seguintes características: área total construída de no mínimo 800m²; área de pátio mínima de 250m², área coberta para embarque e desembarque; sanitários; área destinada aos guarda volumes; área destinada à lanchonete; área destinada à instalação de, no mínimo, três boxes para comercialização de passagens.

Emenda da Comissão de Educação e Cultura, composta pelos vereadores Silvia Kuhn, Gilberto Berté e Maria Tereza Capra, alterou a redação, prevendo que “o permissionário, no certame licitatório, deverá disponibilizar local neste Município para a implantação do Terminal Rodoviário”. Na redação original, exigia do permissionário a titularidade do imóvel. A emenda também veda as exigências de propriedade e de localização prévia.

O texto prevê que o terminal rodoviário será obrigatoriamente utilizado também para o serviço público referente ao transporte público urbano de passageiros. A proposta prevê que para a remuneração da permissionária serão consideradas as receitas de tarifa de embarque, tarifa de estacionamento, receitas para utilização de sanitários, guarda-volumes e outros serviços prestados aos usuários, e receitas de aluguéis de espaços comerciais.

O projeto de lei ainda prevê obrigações do Município e da permissionária, e revoga a Lei nº 1.117/1978, que regulamenta o uso do terminal rodoviário. A proposta chegou a ser debatida na sessão desta quinta-feira (11), porém devido a dúvidas sobre as metragens mínimas do imóvel, previstas no projeto, a vereadora Maria Tereza Capra pediu vistas. O pedido foi aprovado por todos os vereadores presentes. Assim, a proposta ficará na Câmara para esclarecimento das dúvidas e discussão em outro momento.

OUTROS PROJETOS

Na sessão os vereadores também aprovaram projetos de lei em segundo turno. Foram aprovados os PLs 27, 28 e 29/2019, que preveem aumento do valor de repasse para a Apae, Apas e Rede Feminina de Combate ao Câncer. Na sessão também foi aprovada a retirada do Projeto de Lei 5/2019, de autoria de Everaldo Di Berti, que dispõe sobre o Dia Municipal da Proclamação do Evangelho e da Reforma Protestante. O projeto havia sido aprovado em primeiro turno, e foi retirado a pedido do autor.

Câmara sediará Seminário Estadual sobre Gestão Cultural

Vereadores pedem manutenção de agência da Receita Federal em São Miguel do Oeste

Câmara presta homenagem pelos 60 anos de fundação do Colégio Jesus Maria José

Vereadores manifestam apoio a sindicatos em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais