Vereadores pedem instalação de novo trevo na BR-282, asfaltamento, lombada e obras de drenagem Cássio da Silva sugeriu ao Dnit a inclusão de novo trevo de acesso para a comunidade de Linha Nossa Senhora Aparecida
Os vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram uma série de proposições durante a sessão desta terça-feira (9). Uma delas é uma moção de apelo de Cássio da Silva (MDB), que solicita ao Dnit que inclua e viabilize, no projeto de revitalização da rodovia BR-282, um novo trevo de acesso para a comunidade de Linha Nossa Senhora Aparecida, a qual dá acesso para as linhas Oito de Março, Filomena, Sete de Setembro, Dois Irmãos, Vista Alta e 26 de Outubro. O vereador ressalta que esse local possui travessia urbana e intenso fluxo de veículos, o que expõe os pedestres a riscos.

“A criação de um trevo de acesso à comunidade de Linha Nossa Senhora Aparecida criaria uma via lateral, a qual facilitaria o fluxo de veículos, bem como daria segurança aos usuários da rodovia neste trecho”, justifica Cássio. O pedido será enviado ao superintendente do Dnit de Santa Catarina, Ronaldo Carioni Barbosa; ao supervisor da unidade do Dnit de Chapecó, Diego Fernando da Silva; e à bancada catarinense de deputados federais e senadores.

Outra moção de apelo foi apresentada por Maria Tereza Capra (PT) e solicita a realocação do poste que se encontra no meio da calçada na esquina das ruas Oiapoque e Dr. Guilherme José Missen. A vereadora ressalta que a acessibilidade desse espaço ficou prejudicada devido ao poste no meio da calçada, o que prejudica o acesso principalmente de cadeirantes e deficientes visuais. “As calçadas devem estar livres para circulação de pedestres”, ressalta a vereadora. O pedido será enviado à secretária de Urbanismo e ao chefe da Agência Regional da Celesc, José Reinaldo Volkweis.

INDICAÇÕES

Cláudio Barp (MDB) apresentou indicação solicitando à Administração Municipal e ao Cotrasmo que instalem uma lombofaixa na Rua La Salle, na esquina com a Rua Santos Dumont, em frente à Imobiliária Giusti. O vereador ressalta que condutores transitam em alta velocidade pela Rua La Salle, colocando em risco outros motoristas e pedestres. “Este trecho também conta com grande número de crianças que se dirigem até as duas escolas próximas”, acrescenta Barp. O pedido será enviado ao prefeito e ao presidente do Cotrasmo.

Vanirto Conrad (PDT) solicita à Administração que faça obras de tubulação nas laterais da Rua 30 de Dezembro, entre as ruas Itaberaba e Aparício Nunes, no Bairro Salete. O vereador ressalta que há cinco anos foi implantado calçamento nessa rua, mas não foram instalados tubos para escoamento da água. “Quando há excesso de chuvas, a água entra nas residências, além de deixar a rua alagada e sem trafegabilidade”, justifica o vereador. O pedido será enviado ao prefeito e à secretária de Urbanismo.

Silvia Kuhn (MDB) solicita à Administração Municipal que asfalte a Rua 1º de Janeiro, no trecho entre as ruas Quinze de Novembro e Gerson Becker, no Centro. Segundo a vereadora, houve aumento no fluxo de veículos neste trecho em razão da implantação de mão única na Rua Quinze de Novembro. “A pavimentação desta via trará melhores condições de tráfego para os moradores, pedestres e veículos que ali trafegam”, complementa Silvia. O pedido será enviado ao prefeito e à secretária de Planejamento.

Vagner Passos (PSD) solicita a manutenção e a instalação de mais uma boca de lobo na Rua Mato Grosso, no Bairro São Gotardo. Conforme Vagner, devido à falta de manutenção, quando chove a água acumula e invade as residências que ficam abaixo do nível da rua. O vereador ressalta também que a vegetação tomou conta da boca de lobo, o que prejudica a saída da água. O pedido será enviado ao prefeito e à secretária de Urbanismo.

Gilberto Berté (MDB) e Carlos Grassi (PP) apresentaram indicação solicitando ao Executivo Municipal que instale praças ou espaços de lazer nos bairros Progresso e São Sebastião. A intenção é proporcionar melhor qualidade de vida aos moradores desses bairros. “Nestes locais não existe nenhuma estrutura de atenda a necessidade de lazer e entretenimento aos moradores”, justificam os vereadores. O pedido será enviado ao prefeito e à secretária de Urbanismo.

Everaldo Di Berti (PSD) solicita à Administração Municipal que realize obras para o escoamento da água da chuva que sai da boca de lobo localizada na Rua Santos Dumont, no outro lado da rua da loja Geller Peças, no Centro. “Em dias de chuva, a boca de lobo não dá conta de realizar o escoamento da água, inundando a calçada e gerando transtornos aos usuários e perigo de acidentes no local”, justifica Di Berti. O pedido será enviado aos secretários de Planejamento e Urbanismo e de Obras.

REQUERIMENTO DE INFORMAÇÃO

Na sessão também foi apresentado requerimento de informação de José Giovenardi (PR), que solicita ao prefeito e ao secretário de Saúde que informem sobre a Estratégia de Saúde da Família do Bairro Salete. Ele questiona quantos e quais os profissionais que atendem na ESF; qual a capacidade máxima de atendimento por mês na unidade; se a demanda é contemplada pelo número de profissionais disponível na unidade; e se não é atendida, quais os encaminhamentos feitos aos usuários do serviço.

Vereador manifesta apoio a projeto que cria Fundo de Manutenção e Conservação das Rodovias Estaduais

Vereadores fazem pedidos de obras e serviços públicos à Administração Municipal

Projeto obriga Município a publicar dados sobre arrecadação e aplicação de recursos das multas de trânsito

Câmara presta homenagem a PMs que atuaram em captura de autor de tentativa de latrocínio em joalheria