Rua no Bairro Agostini receberá nome de Guido José Schons

Rua no Bairro Agostini receberá nome de Guido José Schons Everaldo Di Berti entregou cópia do projeto de lei a familiares de Guido José Schons
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram projeto de lei que denomina de “Guido José Schons” a Rua Projetada G, situada no Loteamento Eduardo Agostini II, no Bairro Agostini, podendo ter seguimento. A proposta é de Everaldo Di Berti (PSD) e foi aprovada em segundo turno na sessão ordinária desta quinta-feira (4).

Guido José Schons nasceu em 1935 em São Sebastião do Caí, no Rio Grande do Sul, em uma família de nove irmãos. Em 1944 ele e a família migraram para a então Vila Oeste e foram alguns dos primeiros moradores do local onde hoje é o Bairro São Sebastião. Com o falecimento do pai, em 1945, Guido Schons, então com 10 anos, e seus irmãos começaram a derrubar mata em suas terras na Linha Campo Salles para fazer roça.

Aos 11 anos, quando derrubava mato, Guido sofreu um grave acidente, quando foi atingido por um galho de árvore. Foi socorrido em uma maca improvisada e levado por 12 quilômetros até a cidade, onde recebeu atendimento de um médico recém-chegado. Sem instrumentos médicos, foi realizada uma cirurgia em sua cabeça com ferramentas de um sapateiro do local. Após algumas semanas em coma, Guido se recuperou do ferimento com uma pequena sequela.

Em 1959, Guido casou-se com Gema Schons e o casal fixou residência na Linha Campo Salles até setembro de 1979, quando se mudaram com os seis filhos para o Bairro Agostini. Lá participaram da construção do salão comunitário e atuaram em ações para o crescimento da comunidade.

Guido era conhecido pela facilidade no manuseio da madeira, tendo sua trajetória ainda marcada pela espontaneidade pela qual construía caixões de madeira para doação as pessoas carentes da antiga Vila Oeste. Era apreciador da pesca, inclusive desenvolvendo manualmente apetrechos de pescaria. Também era conhecido pela sua vontade de colaborar com o próximo, deixando um legado de humildade, paciência e companheirismo ao próximo. Guido José Schons faleceu em 29 de março de 2011, em decorrência de problemas de saúde.

Uma cópia do projeto de lei foi entregue a familiares de Guido José Schons.

ALVARÁ DE LOCALIZAÇÃO

Outro projeto aprovado em segundo turno insere o parágrafo 4º ao artigo 2º da Lei Complementar 55/2017, que dispõe sobre expedição e alteração do alvará de licença para localização e permanência. O novo parágrafo dispensa a exigência de “habite-se e/ou a matrícula atualizada do imóvel constando a edificação averbada” nos casos de imóveis em regularização fundiária e comprovada omissão ou retardamento por parte dos órgãos públicos competentes no processo administrativo por mais de quatro meses.

Por emenda dos vereadores Cláudio Barp e Elias Araújo, a dispensa do documento terá validade pelo prazo de 12 meses, ao final do qual a documentação deverá ser apresentada. O texto prevê que não sendo apresentada a documentação ao término do prazo de 12 meses, cessam-se os efeitos do alvará; e comprovada a manutenção das condições, conceder-se-á nova dispensa pelo prazo de 12 meses.

Câmara sediará Seminário Estadual sobre Gestão Cultural

Vereadores pedem manutenção de agência da Receita Federal em São Miguel do Oeste

Câmara presta homenagem pelos 60 anos de fundação do Colégio Jesus Maria José

Vereadores manifestam apoio a sindicatos em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais