Presidente e servidores fazem visita técnica à Câmara de Fraiburgo para conhecer sistema eletrônico de votação

O presidente do Poder Legislativo de São Miguel do Oeste, Everaldo Di Berti, visitou na última semana a Câmara de Vereadores de Fraiburgo – SC para conhecer o funcionamento daquela instituição, em especial o sistema eletrônico de votação. Di Berti foi acompanhado do secretário executivo da Câmara, José Cirilo Chittó, e do diretor jurídico, Vinicius Pelissari.

A intenção do presidente é instalar sistema semelhante na Câmara de São Miguel do Oeste. Em Fraiburgo, os vereadores visualizam os projetos nas telas do computador e registram seu voto eletronicamente, no momento da sessão. A votação é autorizada por biometria e o sistema é integrado ao gerenciamento de projetos de lei, emendas, resoluções e demais proposições que tramitam na Câmara de Vereadores.

Na visita foi realizada uma sessão simulada para demonstrar o funcionamento das votações eletrônicas. A população pode acompanhar em tempo real o resultado da votação em painéis eletrônicos no plenário da Câmara. O resultado da votação também é exibido no site do Poder Legislativo.

O sistema de votação eletrônica deve ser implantado em São Miguel do Oeste nos próximos meses. “Pretendemos com essa medida agilizar os trabalhos e eliminar, ou pelo menos reduzir, o uso de papel dentro da Câmara de Vereadores”, ressalta o presidente Everaldo Di Berti, destacando que o sistema de votação eletrônica pode ser utilizado também para as comissões permanentes na emissão dos pareceres.

Vereadores indicam melhorias em ruas, segurança de posto de saúde e demarcação de vaga para pessoas com deficiência e idosos

Vereadores pedem informações sobre licitação, incentivo econômico, diário de bordo e atendimento no Caps

Vereadores aprovam multa para quem consumir bebidas alcoólicas em vias públicas

Vereador pede investimentos para solucionar problemas de abastecimento de água