Projetos de lei dão nome a ruas no Bairro Agostini

Projetos de lei dão nome a ruas no Bairro Agostini Maria Tereza Capra entregou cópia do projeto de lei a Garibaldi Barichello, viúvo da homenageada Pierina Ferronatto Barichello
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram nesta segunda-feira (17) três projetos de lei que dão nome a ruas no Bairro Agostini. Os projetos foram apreciados em primeiro turno e passarão por segunda votação antes de serem enviados ao prefeito para sanção. Também foi aprovado um projeto de lei complementar que altera trechos relativos a cargos do Poder Executivo. Confira mais informações sobre as matérias votadas:

Projeto de Lei 79/2018: de autoria de Milto Annoni (PR), denomina de “Rua Manoel Alzemiro Juvenardi” a Rua Projetada I, situada no Loteamento Eduardo Agostini II, no Bairro Agostini. O homenageado nasceu em 1936, em Canela, no Rio Grande do Sul. Mudou-se para São Miguel do Oeste ainda menino, junto a seus pais José Juvenardi e Celestina Hass. Em São Miguel constituiu família, casando-se com Iraci Juvenardi. O casal teve cinco filhos: Leoni, Cleoni, Roni, Eva e Fernando.

Manoel Juvenardi foi funcionário público, trabalhando por 37 anos na Prefeitura como operador de máquinas, motorista da Secretaria de Saúde e chefe de equipe. Foi um pai presente, muito guerreiro, gostava de ajudar, era participativo na comunidade e principalmente nas festas da Igreja Matriz. Faleceu em 7 de dezembro de 2004, após lutar contra um câncer.

Projeto de Lei 80/2018: de autoria de Maria Tereza Capra (PT), denomina de “Rua Pierina Ferronatto Barichello” a Rua Projetada B, situada no Loteamento Eduardo Agostini II, no Bairro Agostini. A homenageada nasceu em 1936, em Sarandi, no Rio Grande do Sul, e desde 1944 reside em São Miguel do Oeste. Em São Miguel a família abriu um comércio de armarinhos onde hoje é o Hotel Lodi.

Pierina casou-se com Garibaldi Barichello, e dessa união tiveram três filhos: Rubia Mara, Jaqueline e Gioveni (em memória). Em 1961, o casal abriu o bar na rodoviária, no local onde hoje é as Lojas Colombo. Também construíram o restaurante e posto de gasolina Copacabana, e posteriormente inauguraram outro posto, onde hoje é o Posto Volta Grande. Com a filha, Pierina abriu a fábrica de jeans Jake Pierra e, mais tarde, com o filho e o marido, abriram o restaurante Galeteria O Casarão. Pierina também colaborava nas festas de igreja.

Foi o alicerce da família, uma mulher guerreira e trabalhadora, sempre disposta e prestativa, e que fazia tudo com amor e dedicação. Foi uma mãe amorosa, que pensava no bem-estar da família. Pierina Ferronatto Barichello faleceu em 22 de novembro de 2010.

Projeto de Lei 82/2018: de autoria de José Giovenardi (PR), denomina de “Rua Ercolino Colombo Bolsi” a Rua Projetada C, situada no Loteamento Eduardo Agostini II, no Bairro Agostini. O homenageado nasceu em Nova Bréscia em 1930, em uma família de 12 irmãos. Casou-se com Aurélia Antônia Tocolini Bolsi, com quem foi morar em Encantado. O casal teve três filhos: Serenita, Silvio e Jucemar. Em 1966 a família mudou-se para São Miguel do Oeste em busca de novas oportunidades.

A família residiu no Bairro São Jorge, que na época tinha apenas meia dúzia de moradores. Instalaram uma fábrica de sabão, e posteriormente venderam parte dos equipamentos para a empresa que produz o sabonete Matacura. Após a venda da fábrica, Ercolino Bolsi dedicou-se a fazer fretes e mudanças.

Ercolino cedeu parte de suas terras para a instalação da sede do Corpo de Bombeiros e para a Vila Militar dos Sargentos do Exército. Também sempre atuou na comunidade do Bairro São Gotardo, auxiliando nas festas de colono e motorista, e também emprestava seu caminhão para as missas de Finados no cemitério municipal. Preservava as tradições italianas, cultivando seu parreiral para a produção do próprio vinho. Ercolino Bolsi faleceu em 28 de outubro de 2013, deixando a viúva Aurélia, os três filhos, seis netos e quatro bisnetos.

Projeto de Lei Complementar 15/2018: de autoria do Poder Executivo, altera o sistema de Controle Interno, extingue os cargos em comissão de Diretor do Controle Interno e Chefe de Divisão de Ouvidoria, cria vaga de Advogado Assessor e dá outras providências. O projeto altera trechos da Lei Complementar 24/2013 referentes aos cargos citados, como as atribuições de cada cargo.

Justiça julga improcedente ação contra lei que isenta IPTU de pessoas com câncer

Destaques do esporte miguel-oestino recebem Mérito Desportivo da Câmara de Vereadores

Vereadores aprovam projeto que altera trecho da lei do parcelamento do solo urbano

Por decisão judicial, Odemar Marques é afastado das funções de vereador