100%

Câmara presta homenagem aos 30 anos do 14º RCMec em São Miguel do Oeste

Câmara presta homenagem aos 30 anos do 14º RCMec em São Miguel do Oeste Militares e comunidade em geral acompanharam a sessão solene
A Câmara de Vereadores realizou uma sessão solene para homenagear os 30 anos da chegada do 14º Regimento de Cavalaria Mecanizado a São Miguel do Oeste. A homenagem, proposta pelo vereador Elias Araújo (PSD), foi realizada na noite desta quarta-feira (28) no plenário do Legislativo, e acompanhada por militares, familiares, autoridades e comunidade em geral.

Entre os destaques da sessão, esteve a execução do Hino Nacional pela banda do 14º RCMec. Na sequência, foi apresentado histórico do Regimento Lanceiros do Ponche Verde em São Miguel do Oeste, que oficialmente iniciou suas atividades no município em 31 de dezembro de 1988, mas que teve diversos preparativos durante os anos anteriores. O 14º RCMec veio a São Miguel do Oeste oriundo do município de Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul. Após três dias de deslocamentos, o Regimento foi recepcionado em São Miguel na tarde de 8 de dezembro de 1988, e durante aquele mês foi se adaptando às novas instalações.

Durante os 30 anos de trabalhos em São Miguel do Oeste, o 14º RCMec participou de diversas atividades, como missões de paz em Angola e no Haiti, operações de segurança no Brasil, ações de apoio em situações de desastres e calamidades naturais, e integração com outros órgãos de segurança pública e agências de fiscalização. Nesse período, a organização incorporou mais de 6 mil jovens de 11 municípios.

O vereador Elias Araújo, em sua manifestação, destacou que a chegada da organização militar a São Miguel não trouxe apenas segurança, mas também o progresso, ressaltando que quando de sua instalação o Município era pequeno, nas proximidades do quartel havia poucas casas e as principais ruas de acesso não eram pavimentadas. Ele ressaltou que a chegada oficial dos militares iniciou um importante período de transformação. “A vinda de pessoas de diversos lugares, com vivências e culturas diferentes, ocasionou o crescimento do comércio e o progresso de São Miguel do Oeste e região”, afirmou.

“Ter em nosso Município o 14º RCMec é motivo de orgulho e, por que não dizer, gratidão. Como cidadão brasileiro, tenho admiração pelos valores que norteiam uma instituição alicerçada na hierarquia e na disciplina, nos quais destaco o patriotismo, o civismo e o amor à profissão. Muito obrigado pelos 30 anos de serviços prestados a São Miguel do Oeste e região”, finalizou Elias.

O coronel Leonardo Arêas Dantas, comandante do 14º RCMec, apresentou dois vídeos com registros de incorporação de soldados, ações do Exército e treinamentos. Ele falou da importância dos recursos humanos da instituição, destacando que todo militar tem seu valor dentro do quadro organizacional, e ressaltou a importância do trabalho em grupo. Por fim, Dantas agradeceu as autoridades presentes pela parceria e convívio no período em que esteve à frente do 14º. “São Miguel do Oeste é muito importante para o 14º RCMec, e o 14º é muito importante para todos os municípios da região”, afirmou.

Confira a transmissão em vídeo desta sessão.

Fotos: Jucinei da Chaga. 

Notícias

Vereadores aprovam leis orçamentárias de São Miguel do Oeste para 2019

Câmara concederá título de Cidadão Honorário a João Valar

Câmara presta homenagem aos 20 anos da Polícia Militar Ambiental em São Miguel do Oeste

Vereadores mirins escolhem Mesa Diretora e aprovam projeto de lei

Vereadores confirmam aprovação de projetos em sessão extraordinária

Vereador confirma R$ 250 mil de repasse para a saúde de São Miguel do Oeste

Câmara presta homenagem aos 30 anos do 14º RCMec em São Miguel do Oeste

Vereadores aprovam projetos que autorizam baixa de patrimônio, alteram Comtur e abrem créditos suplementares

Câmara fará sessão extraordinária para apreciar projeto que autoriza Executivo a contratar financiamento de até R$ 15 milhões

Vereadores pedem ao futuro governador a manutenção do delegado regional de Polícia no cargo