Projeto dá nome de Catharina Manto a rua no Bairro Agostini

Projeto dá nome de Catharina Manto a rua no Bairro Agostini Cópia do projeto de lei foi entregue a familiares de Catharina Manto
A Câmara aprovou em segundo turno, nesta quinta-feira (22), o Projeto de Lei 115/2018, de autoria de Maria Tereza Capra (PT), que denomina de Rua Catharina Manto a “Rua Projetada D”, situada no Loteamento Santina, no Bairro Agostini. Catharina Manto nasceu em 1903 em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Casada com João Manto, migrou para a “Vila Oeste” em 1943, na carroceria de um caminhão, junto a mais quatro famílias.

Foi mãe de Maria Assunta (em memória), Santina Vitoria Manto, Valterina Mazzochi e Eduardo Ivo Manto. Pessoa muito religiosa, foi sempre dotada de muita fé, paciência e era dedicada à família. Catharina Manto sempre que podia ajudava aos mais necessitados. Ela dedicou sua vida aos afazeres domésticos, ao cultivo de frutas, legumes, verduras e à criação de animais. Também plantava “pinheirinhos”, que vendia para enfeite de Natal. Com seu trabalho manteve a família, e por vários anos também prestou ajuda aos netos. Ela faleceu em 1996, aos 92 anos de idade. Uma cópia do projeto de lei foi entregue a familiares de Catharina Manto.

PRAÇA ERNESTO BRUNETTO

Outro projeto aprovado na sessão, de autoria do Poder Executivo, denomina de Ernesto Brunetto a praça localizada na Rua Anita Garibaldi, no Centro. O homenageado veio a São Miguel do Oeste em 1960 com a família, em busca de progresso e vida melhor para todos. Ernesto se instalou no Bairro São Gotardo e seguiu trabalhando na agricultura, suinocultura e apicultura, e cultivando pomares e parreiras.

Ernesto Brunetto iniciou um comércio de plantas, vendendo já no primeiro ano mais de 1.500 árvores de reflorestamento e frutíferas. São Miguel do Oeste foi o município mais beneficiado, inclusive com a arborização da praça central com ipês roxos e amarelos. Por muitos anos Ernesto seguiu trabalhando nessa função, com muita dedicação e qualidade. Ele faleceu aos 87 anos, em 2009. Uma cópia do projeto que dá nome de Ernesto Brunetto à praça foi entregue a familiares do homenageado.

OUTROS PROJETOS

Confira abaixo outros projetos aprovados em segundo turno na sessão da Câmara. Eles serão encaminhados para sanção do prefeito para entrarem em vigor.

Projeto de Lei 104/2018: de autoria de todos os vereadores, denomina de Rua Daniel Balbinot a Rua Projetada A, localizada no Loteamento Celeste, no Bairro Agostini.

Projeto de Lei 125/2018: de Elias Araújo (PSD), denomina de Farroupilha a Rua Projetada B, localizada no Loteamento Alvorada, no Centro.

Projeto de Lei 126/2018: de autoria de todos os vereadores, denomina de Rua Beatriz Wünsch Kist a Rua Projetada J, localizada no Loteamento Eduardo Agostini II.

Projeto de Lei 128/2018: autoriza o chefe do Poder Executivo Municipal a proceder à doação de bens móveis ao Estado de Santa Catarina, especificamente à 13ª Delegacia Regional de Polícia de Fronteira de São Miguel do Oeste.

Projeto de Lei 129/2018: de autoria de Vagner Passos (PSD), estabelece a afixação da Bandeira Nacional de forma permanente, exposta e aberta em órgãos públicos em geral de São Miguel do Oeste. O projeto foi aprovado por maioria, com voto contrário de Maria Tereza Capra e abstenção de Odemar Marques, Milto Annoni e Silvia Kuhn.

Projeto de Lei 130/2018: de autoria de Everaldo Di Berti (PSD), altera trechos da Lei 7.562/2018, que dispõe sobre os critérios de preenchimento e da transparência de informações na distribuição das vagas de educação infantil do município de São Miguel do Oeste.

Vereadores aprovam leis orçamentárias de São Miguel do Oeste para 2019

Câmara concederá título de Cidadão Honorário a João Valar

Câmara presta homenagem aos 20 anos da Polícia Militar Ambiental em São Miguel do Oeste

Vereadores mirins escolhem Mesa Diretora e aprovam projeto de lei