Vereador pede prorrogação de prazo para adequar passeios públicos

Vereador pede prorrogação de prazo para adequar passeios públicos Everaldo Di Berti pediu ampliação do prazo para execução das calçadas
O vereador Everaldo Di Berti (PSD) apresentou uma moção de apelo solicitando ao Município, ao Ministério Público Estadual e ao Ministério Público Federal que prorroguem o prazo para que a população de São Miguel do Oeste faça a construção ou readequação de acessibilidade das calçadas conforme os padrões exigidos pela Lei Complementar 4/2011 e Lei Complementar 43/2016. Conforme o vereador, grande parte dos munícipes não conseguirão realizar as obras no prazo previsto em Termo de Ajustamento de Conduta firmado em 2015, cujo prazo foi prorrogado para o fim de 2018 para imóveis localizados no Centro e em 2019 para imóveis localizados em bairros.

A moção foi aprovada durante a sessão desta quinta-feira (8) da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste.  “No Centro da cidade nem 35% das calçadas foram construídas ou readaptadas, e nos bairros a situação não é diferente. Infelizmente, há muitas famílias que vivem com um salário mínimo, e tendo em vista o alto custo para as adaptações, se encontram impossibilitadas de promovê-las dentro dos prazos previstos, o que também se justifica pela falta de mão-de obra qualificada e inclusive de materiais para a construção”, justifica o vereador.

O vereador pede a prorrogação de prazo em no mínimo mais seis meses para o Centro da cidade nas áreas em que há estacionamento rotativo (julho de 2019), mais um ano para o restante do Centro (dezembro de 2019) e mais um ano para os bairros (dezembro de 2020).

OBRAS E SERVIÇOS

Na sessão também foram apresentadas diversas indicações e um requerimento de informação. Confira abaixo mais informações.

Indicação Legislativa 247/2018: de Cláudio Barp (MDB), solicita à Administração Municipal que equipe todas as escolas de ensino fundamental com equipamentos multimídia de acordo com a necessidade e o tamanho da estrutura de cada uma. “Sabemos que tem escolas com pouco equipamento pedagógico. Algumas, inclusive, não dispõem de nenhum equipamento multimídia ou são insuficientes para a demanda da escola”, justifica Barp. O pedido será enviado ao prefeito em exercício e à secretária de Educação.

Indicação Legislativa 248/2018: de José Giovenardi (PR), solicita a instalação de uma lombada na Rua Marcílio Dias, na quadra entre as ruas Batista Scandolara e Carlos Valduga, no Bairro Jardim Peperi. O vereador justifica que os veículos trafegam em alta velocidade nesse local. O pedido será enviado ao prefeito e à secretária de Planejamento e Urbanismo.

Indicação Legislativa 249/2018: de Silvia Kuhn (MDB), solicita à Secretaria de Urbanismo a limpeza da academia ao ar livre do Bairro Agostini. Conforme a vereadora, a falta de manutenção fez com que a vegetação invadisse o espaço. “Solicitamos que essas melhorias sejam realizadas o mais breve possível a fim de proporcionar local limpo e adequado aos usuários”, ressalta Silvia.

Indicação Legislativa 250/2018: de Carlos Grassi (PP), solicita à Administração Municipal o asfaltamento da Rua Duque de Caxias, no trecho entre as ruas Chuí e Itaberaba, no Centro. O vereador justifica que a rua dá acesso a comércios, residências e diversas partes do município. “Em virtude do aumento do fluxo de veículos neste trecho com a implantação de via de mão única na Rua XV de Novembro, a pavimentação da Rua Duque de Caxias trará melhores condições para os comerciantes, moradores, pedestres e veículos que ali trafegam”, acrescenta Grassi. O pedido será enviado ao prefeito em exercício e à secretária de Planejamento e Urbanismo.

Requerimento de Informação 57/2018: de Maria Tereza Capra (PT), solicita ao prefeito e ao secretário de Saúde que informem sobre munícipes que necessitam fazer exames de imagens e se deslocam a Chapecó para realizá-los. A vereadora pede os motivos pelos quais as pessoas são levadas a Chapecó para esses exames; desde quando isso ocorre, quem custeia o transporte e quanto custa; qual o destino dos equipamentos de imagem da Secretaria de Saúde; quantos pacientes foram atendidos no sistema; e qual a situação funcional dos profissionais que operam os equipamentos na Secretaria de Saúde.

Câmara sediará Seminário Estadual sobre Gestão Cultural

Vereadores pedem manutenção de agência da Receita Federal em São Miguel do Oeste

Câmara presta homenagem pelos 60 anos de fundação do Colégio Jesus Maria José

Vereadores manifestam apoio a sindicatos em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais