Vereadores aprovam regularização fundiária e mais dois projetos

Vereadores aprovam regularização fundiária e mais dois projetos Vereadores aprovaram três projetos de lei
Três projetos de lei foram aprovados durante a sessão ordinária da Câmara de São Miguel do Oeste, realizada na tarde desta terça-feira (6). Um dos projetos dispõe sobre a regularização fundiária urbana (Reurb), que será implementada e executada pela Comissão Municipal de Regularização Fundiária. O texto estabelece que serão objeto de regularização os núcleos urbanos existentes até o dia 22 de dezembro de 2016, que serão atestados por essa comissão.

O projeto de lei estabelece que poderão requerer a regularização fundiária urbana os beneficiários, individual ou coletivamente, diretamente ou por meio de entidades constituídas para esse fim; os proprietários de imóveis ou de terrenos, loteadores ou incorporadores; a Defensoria Pública, em nome de beneficiários hipossuficientes; e o Ministério Público.

Conforme a proposta, as áreas e imóveis objetos de regularização podem estar localizados na macrozona rural, na macrozona urbana consolidada ou na macrozona de expansão urbana, e serão consideradas áreas especiais de interesse social, não se aplicando a elas determinadas regras previstas nas leis que compõem o Plano Diretor Municipal, como normas do zoneamento urbano, dimensões dos lotes, largura de vias de acesso e testada para via pública.

O texto ainda prevê regras para executar a regularização fundiária, e também sobre a forma de composição da Comissão Municipal de Regularização Fundiária. Por emenda da Comissão de Educação e Cultura, a CMRF será composta por no mínimo sete membros, dos quais três servidores efetivos, três comissionados e um membro do Conselho Municipal de Habitação, nomeados pelo chefe do Poder Executivo. O projeto de lei também autoriza a Comissão a regularizar todas as estradas, vias de acesso e travessas não legalizadas, que passarão a ser de domínio público municipal.

OUTROS PROJETOS

Outros dois projetos foram aprovados na sessão. Um deles altera o Plano Plurianual, a Lei de Diretrizes Orçamentárias e a Lei Orçamentária através da abertura de um crédito adicional especial na importância de R$ 99 mil. Os recursos são destinados ao atendimento de despesas do cercamento da 13ª Ciretran de São Miguel do Oeste.

O outro projeto, de autoria do vereador Cláudio Barp (MDB), altera a ementa e o caput do artigo 1º de Lei Municipal nº 7.532/2018. A nova redação autoriza o Executivo a firmar contrato de cessão de uso de bem imóvel com o Rotary Club de São Miguel do Oeste para a construção de centro de apoio regional de pacientes e familiares do Hospital Regional.

Todos os projetos foram aprovados em segundo turno e seguirão para a sanção do prefeito municipal. Na sessão também foi apresentada indicação de Vanirto Conrad (PDT). O vereador sugere a instalação de uma lombada física em frente à residência de nº 50 na Rua Pedro Erlo, no entroncamento com a rua de acesso ao Jeep Clube, na Linha Cruzinhas. Segundo o vereador, já há uma lombada física a aproximadamente 150 metros desse endereço, “mas que não está proporcionando nenhuma segurança”. “Portanto, visando proporcionar maior segurança aos que utilizam esta rua, solicita-se ao Conselho Municipal de Trânsito que viabilize a instalação deste redutor de velocidade”, finaliza o vereador. O pedido será enviado ao presidente do Cotrasmo e à secretária de Urbanismo.

Câmara sediará Seminário Estadual sobre Gestão Cultural

Vereadores pedem manutenção de agência da Receita Federal em São Miguel do Oeste

Câmara presta homenagem pelos 60 anos de fundação do Colégio Jesus Maria José

Vereadores manifestam apoio a sindicatos em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais