Vereadores cobram arborização de passeios, jardim botânico, posto policial na praça e pedem obras públicas Vereadores acataram vetos do prefeito a projetos de lei
Diversas proposições foram aprovadas durante a sessão desta terça-feira (23) da Câmara de São Miguel do Oeste. Uma delas é a moção de apelo de autoria de Cláudio Barp (MDB), que solicita que a Administração Municipal cumpra e aplique a Lei nº 7.398/2017, que dispõe sobre normas para arborização dos passeios públicos em ruas e avenidas do município. “Passaram-se praticamente 18 meses desde a aprovação da Lei que trata das normas de arborização dos passeios públicos em ruas e avenidas do Município e até hoje não se fez absolutamente nada, nem da parte da Administração Pública Municipal, responsável pelo cumprimento e aplicação desta Lei, nem mesmo por parte da população em geral”, ressalta o vereador. Ele justifica que em São Miguel do Oeste a população em geral, sobretudo no Centro, em vez de plantar árvores, arranca as que já existem. “Se a gente observar um pouco, verificamos que restam pouquíssimas árvores na área central da nossa cidade”, acrescenta Barp.

Odemar Marques (PDT) apresentou requerimento de informação solicitando ao prefeito que informe qual a data prevista para a liberação da área do Capeti, com a finalidade de utilizar a área para a instalação de um jardim botânico municipal. Segundo Odemar, a intenção é ampliar esta reserva e dar condições para visitação. “É uma grande oportunidade para termos em São Miguel do Oeste um ponto turístico, o qual deverá abrigar uma horta de plantas medicinais úteis ao tratamento de doenças, com uma infraestrutura que possibilite conhecimento e lazer à população”, justifica Odemar.

Vagner Passos (PSD) solicitou ao prefeito e ao comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira que estudem a possibilidade de instalação de um posto policial fixo na Praça Walnir Bottaro Daniel. Conforme Vagner, o local tem se mostrado inseguro por diversas ocorrências registradas, como a agressão ocorrida há poucos dias. “Para manter a segurança e para que a praça continue sendo um local a ser frequentado pelas famílias que apenas buscam um lugar para lazer e descanso, é que enviamos esta indicação solicitando que seja implantado no local um posto policial”, justifica o vereador.

PEDIDOS DE OBRAS E SERVIÇOS

Carlos Grassi (PP) solicita à Administração Municipal que faça projeto técnico e busque espaço físico adequado para a implantação de uma praça de recreação no Bairro São Sebastião, atendendo também o Bairro Estrela. “A implantação de uma praça trará inúmeros benefícios à comunidade do Bairro São Sebastião e também conseguirá atender o Bairro Estrela e comunidades vizinhas”, justifica Grassi.

Silvia Kuhn (MDB) pede ao Demutran que pinte as vagas de estacionamento na Rua Barão do Rio Branco, no Centro. “Devido ao grande fluxo de veículos que utilizam essas vias faz-se necessário a sinalização das vagas de estacionamento no trecho entre as Ruas Duque de Caxias e Marcílio Dias, quadras onde localiza-se a Patrimonial Segurança, Conak Ltda, CTG Porteira Aberta, Fisk – Centro de Ensino, Instituto Educacional CVE, Restaurante São Miguel e a Imobiliária Fácil”, justifica Silvia, apontando que a falta de demarcação de vagas ocasiona desorganização. O pedido será enviado à secretária de Urbanismo e ao diretor do Demutran.

Maria Tereza Capra (PT) solicita reparos no acesso para o embarque e desembarque de passageiros no ponto de ônibus localizado na Rua Willy Barth, no Bairro Progresso, próximo à Cerâmica Wünsch. “Devido à falta de manutenção no acostamento o ônibus precisa parar em local diverso da parada de ônibus, o que causa transtorno e insegurança aos usuários”, explica a vereadora. O pedido será enviado ao prefeito e ao secretário de Obras.

VETOS

Os vereadores também acataram dois vetos do prefeito a projetos de lei. Ambos os projetos são de iniciativa do Legislativo e tratam de nomes de ruas. Porém, as matérias continham erros, um no nome da rua a ser renomeada, e outro no nome do loteamento. Novos projetos com os nomes corretos serão encaminhados nos próximos dias.

Câmara sediará Seminário Estadual sobre Gestão Cultural

Vereadores pedem manutenção de agência da Receita Federal em São Miguel do Oeste

Câmara presta homenagem pelos 60 anos de fundação do Colégio Jesus Maria José

Vereadores manifestam apoio a sindicatos em defesa dos direitos dos trabalhadores rurais