Vereadores prestam homenagem ao Senai pelos 40 anos de atividades em São Miguel

Vereadores prestam homenagem ao Senai pelos 40 anos de atividades em São Miguel Câmara prestou homenagem aos 40 anos do Senai em São Miguel
A Câmara de Vereadores prestou uma homenagem ao Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/SC) pelos relevantes serviços prestados nos 40 anos de atuação em prol da população de São Miguel do Oeste e região. A moção de aplauso foi apresentada nesta terça-feira (25) por iniciativa de Cláudio Barp (MDB), Cássio da Silva (MDB), Everaldo Di Berti (PSD), Gilberto Berté (MDB), Elias Araújo (PSD), Odemar Marques (PDT), Silvia Kuhn (MDB) e Vagner Passos (PSD).

As atividades do Senai em São Miguel do Oeste iniciaram-se em 1978, através da criação da Agência de Treinamento de São Miguel do Oeste. Dez anos depois, a sede própria foi inaugurada, tornando-se uma Escola de Aprendizagem tendo como principal atividade a formação de menores aprendizes nas áreas de mecânica geral, eletricidade industrial e marcenaria.

O Senai foi ampliando suas atividades e cursos ofertados, e hoje oferece oito cursos técnicos presenciais: Segurança do Trabalho, Eletromecânica, Eletrotécnica, Informática, Redes de Computadores, Manutenção e Suporte em Informática, Automação Industrial e Manutenção Automotiva. A unidade também atua nos cursos técnicos a distância em Segurança do Trabalho, Eletroeletrônica e Automação Industrial.

Nesses 40 anos de atuação o Senai de São Miguel do Oeste já realizou mais de 30 mil matrículas. “Parabenizamos o Senai/SC de São Miguel do Oeste pelos excelentes trabalhos realizados ao longo destes 40 anos de atuação, em prol do ensino profissionalizante de qualidade aos nossos jovens e adolescentes de São Miguel do Oeste e região, desejando muito sucesso na continuidade deste trabalho”, afirmam os vereadores autores da moção.

O diretor do Senai, Ivanor Finato, apresentou um histórico da entidade no Brasil e em São Miguel do Oeste, destacando o alto número de alunos que já passaram pela instituição e que hoje estão inseridos no mercado de trabalho, muitos, inclusive, gerando empregos. “O Senai está aí para fazer o seu propósito, que é inspirar as pessoas e transformar o mundo”, resumiu. A aluna Maria Clara Tonini Pagliarin, participante do projeto “Diretor por um dia”, fez uso da palavra e falou das oportunidades que o Senai proporciona. Ela possui nota média geral de 9,7 e por esse destaque foi escolhida diretora por um dia.

A moção de aplauso é direcionada ao presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiar; ao vice-presidente da Fiesc, Astor Kist; e ao diretor do Senai de São Miguel do Oeste, Ivanor Finato.

PROPOSIÇÕES DOS VEREADORES

Na sessão também foi aprovada indicação de Carlos Grassi (PP). O vereador solicita ao secretário de Obras que faça a manutenção de estrada na Linha Jacutinga Guamirim, no trecho compreendido entre a escola e a propriedade de Rudinei Barbieri. O vereador sugere obras de cascalhamento, compactação e sarjeteamento da estrada.

Maria Tereza Capra (PT) apresentou indicação ao prefeito e ao gerente da Casan de São Miguel do Oeste, solicitando que agilizem as obras na tubulação de água nas ruas Prudente de Morais e Dom Pedro II, no Bairro Estrela. A vereadora pede também que seja verificada a qualidade dos trabalhos de recuperação do calçamento naquele trecho. Ela afirma que nos dias de sol a poeira causa transtorno aos moradores, e nos dias de chuva o problema é o barro.

Já Vanirto Conrad (PDT) solicita à secretária de Planejamento e ao presidente do Cotrasmo que estudem a viabilidade de instalar uma lombada física na Rua Florianópolis, entre as ruas Marquês do Herval e Joaquim Nabuco, no Bairro São Jorge.

José Giovenardi (PR) apresentou requerimento de informação em que solicita ao presidente da Associação dos Municípios do Extremo-Oeste de Santa Catarina (Ameosc) que informe por qual razão o kit de perfuração de poços artesianos, que contém quatro caminhões com os equipamentos necessários para os serviços, estão sendo devolvidos.

Vereadores indicam melhorias em ruas, segurança de posto de saúde e demarcação de vaga para pessoas com deficiência e idosos

Vereadores pedem informações sobre licitação, incentivo econômico, diário de bordo e atendimento no Caps

Vereadores aprovam multa para quem consumir bebidas alcoólicas em vias públicas

Vereador pede investimentos para solucionar problemas de abastecimento de água