Vereadora propõe ensino de Libras na rede municipal

Vereadora propõe ensino de Libras na rede municipal Silvia Kuhn indicou implantação da disciplina de Libras na rede municipal de ensino
A vereadora Silvia Kuhn (MDB) indicou, durante a sessão da Câmara desta terça-feira (14), que a Secretaria Municipal de Educação implante a disciplina de Libras – Língua Brasileira de Sinais na grade curricular do ensino fundamental das escolas municipais. A vereadora justifica que a Libras é uma língua indispensável, “pois oportuniza a inclusão em todos os ambientes educacionais e sociais”.

A vereadora lembra que uma parcela significativa da população, os surdos, tem problemas de comunicação. “Quando eles utilizam a Língua Brasileira de Sinais, esse método permite que comuniquem-se apenas entre si e com as pessoas mais próximas que aprendem Libras. Já o restante da população não tem acesso fácil a cursos dessa língua”, enfatiza Silvia Kuhn.

“A proposta é que seja incluído na grade curricular das escolas municipais o ensino de Libras, desta forma os alunos que não têm deficiência auditiva também poderão entender e comunicar-se com os surdos, assim incluindo de fato todos ao ensino e aprendizagem”, acrescenta a vereadora. A indicação, aprovada por unanimidade, será enviada ao prefeito e à secretária municipal de Educação.

PROJETOS DE LEI

Na sessão também foram aprovados dois projetos de lei, um em primeira e um em segunda votação. Um dos projetos é de autoria de Carlos Grassi (PP) e denomina de Selvino Alfredo Simon a Rua Projetada E, localizada no Loteamento Eduardo Agostini II, no Bairro Agostini. O projeto foi aprovado em segunda votação e uma cópia foi entregue à família do homenageado.

Em primeiro turno os vereadores aprovaram o Projeto de Lei 86/2018, de autoria do Executivo, que autoriza o município de São Miguel do Oeste a permutar lote urbano com Julio Cesar Zanatta e sua esposa Marinez Zanatta. O lote permutado, de propriedade do município, tem área de 312,65 metros quadrados, e será permutado com parte de chácara com área de 502,69 metros quadrados, de propriedade de Julio Cesar Zanatta e Marinez Zanatta, já absorvida pelo prolongamento da Rua Willy Barth, no Bairro São Sebastião.

Vereadores indicam melhorias em ruas, segurança de posto de saúde e demarcação de vaga para pessoas com deficiência e idosos

Vereadores pedem informações sobre licitação, incentivo econômico, diário de bordo e atendimento no Caps

Vereadores aprovam multa para quem consumir bebidas alcoólicas em vias públicas

Vereador pede investimentos para solucionar problemas de abastecimento de água