Vereadores sugerem implantação de museu rural, reutilização de lâmpadas, ação de combate à dengue e melhorias em ruas

Uma série de indicações foi aprovada durante a sessão ordinária da Câmara de São Miguel do Oeste desta quinta-feira (19). As proposições dizem respeito a sugestões de obras e serviços para o município. Todas foram aprovadas por unanimidade e serão encaminhadas às autoridades competentes.

Uma das indicações é do vereador Cláudio Barp (MDB), que solicita ao prefeito e ao diretor de Cultura que elaborem um projeto para busca de recursos para a instalação de um museu rural em São Miguel do Oeste. Conforme o vereador, a construção de um museu rural servirá como fonte de pesquisa para escolas, estudantes e entidades que necessitam buscar conhecimento referente ao início da nossa colonização. “Desta forma estaremos resgatando o passado histórico dos nossos colonizadores, trazendo presente a memória de um povo, como também a valorização das pessoas que primeiro aportaram nessas terras onde hoje temos a próspera cidade de São Miguel do Oeste”, justifica Barp.

“Caso não nos importarmos com a busca, catalogação, registro e devido cuidado, corremos o risco de perder valiosos objetos para colecionadores que frequentemente estão vindo ao nosso Município na busca desses tesouros históricos. Não basta somente contar nossa história, se faz necessário expô-la, pois o conhecimento não se faz somente com estudo teórico, e sim com a visibilidade de peças, utensílios, ferramentas, entre outros que em muito contribuíram com nossa heroica gente”, acrescenta o vereador.

MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE

Vagner Passos (PSD) apresentou indicação solicitando à Administração Municipal que retire os pratos de vasos de flor colocados na Avenida Getúlio Vargas, a fim de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O vereador ressalta que o município tem registrado alto número de focos do mosquito, e lembra que a água parada em vasos de flor é uma situação propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti.

“Em se tratando de um local de responsabilidade da administração pública, em uma avenida no centro da cidade, por meio desta indicação, solicita-se que em respeito a toda a população que em suas casas evita o uso dos pratos em plantas, que sejam tomados os devidos cuidados, e por preocupação com a saúde pública, sejam retirados esses pratos”, sintetiza Vagner. O pedido será enviado ao prefeito e aos secretários de Urbanismo e de Saúde.

REAPROVEITAMENTO DE LÂMPADAS

Outra indicação aprovada na Câmara é de Elias Araújo (PSD), que solicita à Administração Municipal que faça um levantamento técnico para reutilizar as lâmpadas convencionais – que estão sendo substituídas por lâmpadas de LED – nas ruas, bairros e comunidades em que há iluminação precária. A intenção é analisar e identificar áreas em que há necessidade de iluminação pública e reaproveitar as lâmpadas substituídas.

“Sabemos que a inexistência ou ineficiência de um sistema de iluminação pública adequado favorece as práticas ilícitas, como furtos, roubos, depredação, vandalismos, invasão, entre outras. O estudo proposto para a reutilização das lâmpadas irá beneficiar os moradores do nosso município, bem como trará mais segurança, trafegabilidade e bem estar a todos”, justifica Elias. O pedido será enviado ao prefeito e à secretária de Urbanismo.

CALÇAMENTO E LOMBADA

Vanirto Conrad (PDT) solicita à secretária de Urbanismo que faça o calçamento com pedras irregulares no restante da Rua Rondônia. O vereador pede também a desobstrução da boca-de-lobo existente na esquina das ruas Rondônia e Goiás, nos fundos do Hospital Terezinha Gaio Basso, no Bairro Andreatta. Já José Giovenardi (PR) indicou ao Cotrasmo que estude a implantação de uma lombada física na Rua Campos Salles, no Bairro São Jorge, em frente à Escola Municipal José Veronese. Segundo o vereador, a instalação desse redutor de velocidade é necessária para garantir a segurança dos cidadãos que trafegam por essa rua, em especial as crianças dessa escola.

Vereadores sugerem convênio para Município gerenciar licenciamentos ambientais

Vereadores pedem informações sobre conselhos e comissões da Prefeitura e sugerem obras no Município

Projeto declara de utilidade pública a Casa Fraterna Mãos de Luz

Vereadores pedem informações sobre financiamentos contraídos pelo município e sobre máquina para limpeza de vias públicas