Vereador sugere que documentos de veículos sejam entregues na casa dos proprietários Vagner Passos apresentou moção ao Governo do Estado sobre envio de documentos de veículos
O vereador Vagner Passos (PSD) apresentou uma moção de apelo solicitando ao Governo de Santa Catarina que os Certificados de Registro e Licenciamento de Veículos (CRLV) sejam enviados via postal aos proprietários de veículos em Santa Catarina. Conforme Vagner, a Circunscrição Regional de Trânsito de São Miguel do Oeste atende 21 municípios da região no horário das 12h às 19h e, “apesar da competência e agilidade dos funcionários, o que se vê são filas enormes com espera de até duas horas para encaminhamentos ou retirada de documentação como o CRLV”.

A sugestão do vereador é que após os pagamentos de débitos e taxas de licenciamento e seguro, o cidadão receba o documento do veículo em casa, a exemplo do que já ocorre nos estados do Rio Grande do Sul e do Paraná. “Essa moção de apelo tem o objetivo de atender ao grande grupo de proprietários de veículos e facilitar o acesso ao documento de licenciamento sem os contratempos da morosidade para atendimento junto a essas repartições”, justifica Vagner. O pedido, aprovado durante a sessão desta terça-feira (10), será encaminhado ao governador do Estado e ao delegado regional de Polícia.

REDUTOR E ASFALTAMENTO

Outra moção apresentada na sessão foi proposta por Deoclides Dalla Rosa (MDB) e solicita um estudo técnico para colocação de redutores de velocidade na BR-282, na Linha Canela Gaúcha, próximo à Escola Waldemar Antonio Von Dentz. O vereador argumenta que muitas crianças precisam atravessar a rodovia para ir à escola. Ele ressalta que no local existe uma faixa de pedestres e placas de sinalização, mas que mesmo assim os motoristas não reduzem a velocidade. “A necessidade da adequação e instalação de redutores de velocidade no trecho mencionado se dá devido aos inúmeros acidentes ocorridos nesse ponto”, justifica Dalla Rosa. O pedido será encaminhado ao superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Ronaldo Carioni Barbosa, e ao supervisor regional do órgão, Diego Fernando da Silva.

Já Odemar Marques (PDT) solicita o asfaltamento de duas quadras na Rua Amazonas, no Bairro Andreatta, com acesso até o Loteamento Priori. O vereador pede que, até que não seja implantado o asfalto, o Município recoloque as pedras irregulares no local. “Como as pedras do calçamento foram retiradas formaram-se valas no meio da rua, os carros têm que transitar na contramão, muitas vezes expondo ao perigo os moradores”, justifica Odemar, lembrando que são somente essas duas quadras que ainda não possuem asfalto. O pedido será encaminhado ao prefeito e à secretária de Urbanismo e de Planejamento.

ACADEMIA E REFEITÓRIO

Maria Tereza Capra (PT) apresentou indicação em que solicita a implantação de uma academia ao ar livre na comunidade da Linha Santa Catarina. A intenção é proporcionar um espaço que permita a realização de atividades físicas e de lazer. “Os moradores sugerem que a academia seja instalada em frente ao salão comunitário, uma vez que há espaço neste terreno, garantindo assim uma boa localização”, ressalta a vereadora. Ela justifica ainda que essa obra atenderá aos anseios da comunidade, “podendo garantir o bem-estar da população”. O pedido será encaminhado ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde.

José Giovenardi (PR) indicou a reforma no refeitório da Creche Criança Cidadã, localizada no Bairro Santa Rita. Conforme o vereador, atualmente as crianças dessa instituição estão fazendo suas refeições em um ambiente aberto, pois as laterais não estão fechadas. O pedido será encaminhado ao prefeito e à secretária de Educação.

Outra indicação foi proposta por Vanirto Conrad (PDT). Ele solicita à Administração Municipal que envie à agência local dos Correios a relação de nomes de ruas do município e em quais loteamentos estas se situam. O vereador pede também a instalação das placas identificando o nome das ruas. A intenção, segundo Vanirto, é que os moradores possam receber suas correspondências. O pedido será encaminhado ao prefeito e à secretária de Urbanismo.

Câmara terá ponto facultativo na sexta

Câmara presta homenagem à equipe de enfermagem do Hospital Regional

Vereadores pedem informações sobre georreferenciamento e apresentam pedidos de obras e serviços no município

Rua no Bairro Salete receberá o nome de José Egon Dill