Câmara apela por recuperação de rua que dá acesso ao Loteamento Balbinot

Câmara apela por recuperação de rua que dá acesso ao Loteamento Balbinot Cláudio Barp pede conserto de calçamento da rua que dá acesso ao Loteamento Balbinot
A Câmara de Vereadores aprovou por unanimidade uma moção de apelo de autoria do vereador Cláudio Barp (PMDB). Apreciada nesta quinta-feira (12), a moção solicita a imediata recuperação da Rua Olinda Vidor, no Bairro Agostini, nos fundos da UPA. Conforme o vereador, o trecho possui calçamento em péssimas condições, com buracos e ondulações e, em dias de chuva, é impossível transitar em função da água que fica depositada na rua. Barp sugere que seja refeito o calçamento, incluindo compactação e drenagem, além de passeio público. “Esta rua é o único acesso ao Loteamento Balbinot, gerando um tráfego intenso de veículos e de pedestres”, justifica o vereador.

O vereador pede também o conserto da boca-de-lobo da Rua Caçanjurê, entre a Avenida Salgado Filho e Dr. Guilherme José Missen, à esquerda de quem sobe em direção ao Centro e próximo ao depósito de areia do Manto. “Solicitamos providências imediatas em função do perigo que a situação oferece, tanto para pedestres como para o trânsito de veículos”, justifica o autor da moção, ressaltando ainda que ambas as solicitações já foram feitas e ainda não foram atendidas. “A população atingida por estas situações está cansada e apela por uma solução o mais breve possível.” O pedido será encaminhado ao prefeito e à secretária de Urbanismo.

OUTROS PEDIDOS

Na sessão também foram apreciadas diversas indicações. Confira mais detalhes abaixo.

Indicação Legislativa 66/2018: de Silvia Kuhn (PMDB), solicita ao diretor de Cultura e Turismo e ao prefeito que providenciem a regravação em versão cantada e orquestrada do Hino do Município de São Miguel do Oeste. A vereadora justifica que a versão disponível hoje do hino foi gravada há muito tempo, e que hoje estão disponíveis equipamentos mais modernos, que melhorarão a qualidade do som.

Indicação Legislativa 67/2018: de Everaldo Di Berti (PSD), solicita que a Administração Municipal faça os reparos necessários, recolocando as pedras irregulares, na Rua Santo Molin, em frente ao número 2590, onde há um buraco que ocupa quase toda a via. “A fim de impedir que seus veículos sejam danificados, os condutores, ao passarem pelo local, acabam invadindo as laterais da pista, onde transitam os pedestres, o que aumenta o risco de acidentes”, justifica Di Berti. O pedido será enviado aos secretários de Urbanismo e de Obras.

Indicação Legislativa 68/2018: de Vagner Passos (PSD), solicita ao prefeito que disponibilize uma porcentagem de espaços em outdoors de uso municipal para a divulgação de festividades e eventos das comunidades do município. O vereador justifica que o Código de Obras e Posturas proíbe colocar em vias públicas cartazes sem prévio consentimento da municipalidade. “Para dar um espaço às comunidades e permitir que utilizem um meio legal para divulgação de suas atividades, solicitamos a disponibilização de um espaço de 30% dos outdoors de uso do município para este fim”, afirma o vereador.

Indicação Legislativa 69/2018: de Maria Tereza Capra (PT), sugere a construção de calçada em frente à Escola Emma Balke, na Rua Padre Aurélio Canzi. A vereadora ressalta que a calçada atual está inacabada, e que a construção do passeio é necessária para garantir a segurança e acessibilidade dos alunos e transeuntes. Maria lembra ainda que a iniciativa também atende ao termo de ajustamento de conduta firmado entre o Município e o Ministério Público que dispõe sobre a construção de passeios. O pedido será enviado ao prefeito e à secretária de Urbanismo.

Indicação Legislativa 70/2018: de Gilberto Berté (PMDB), solicita à Secretaria de Obras que alargue a rodovia de acesso à Linha Santa Catarina, a partir da Rua Florianópolis até o entroncamento com a rodovia municipal SMO-144. Berté lembra que este é um pedido de moradores proprietários de imóveis residentes às margens da rodovia, que relatam as dificuldades de passagem quando há encontro de veículos, principalmente de grande porte, devido ao fato de a pista ser estreita. O pedido será encaminhado ao secretário de Obras e ao prefeito.

Indicação Legislativa 71/2018: de Carlos Grassi (PP), solicita o recuo da faixa de pedestres no entroncamento da Avenida Salgado Filho com a Rua Almirante Tamandaré, no Centro. A intenção é possibilitar que o usuário da via tenha visão do tráfego, além de organizar o trânsito e dar mais segurança aos pedestres e condutores. O pedido será encaminhado à secretária de Desenvolvimento Urbano e ao diretor do Departamento Municipal de Trânsito.

Indicação Legislativa 72/2018: de Vanirto Conrad (PDT), solicita à secretária de Urbanismo e ao presidente do Cotrasmo que estudem a viabilidade de implantar uma lombada física ou lombofaixa na Rua Oiapoc, na esquina com a Rua Silva Jardim, no Bairro Agostini. Vanirto justifica que neste trecho há um grande fluxo de automóveis e caminhões, e também de alunos e demais moradores. O pedido foi aprovado por maioria, com votos contrários de Everaldo Di Berti e Elias Araújo.

Vereadores mirins se capacitam em curso de dicção e oratória

Comunidade debate ações de prevenção e atendimento a vítimas de violência doméstica

Vereadores fazem pedidos de obras e aprovam projetos em segundo turno

Vereador sugere que documentos de veículos sejam entregues na casa dos proprietários