Vereadores mirins pedem ciclovia, melhorias em escolas e obras e serviços para o município Biancka Berté solicitou implantação de ciclovias na Willy Barth
Uma série de assuntos foi debatida durante a sessão dos vereadores mirins de São Miguel do Oeste, realizada nesta terça-feira (3). Entre os temas, estão pedidos de implantação de ciclovia, melhorias para escolas e solicitações de obras e serviços para o município. Todas as proposições foram aprovadas por unanimidade.

Um dos pedidos foi apresentado por Biancka Letícia Berté e solicita a implantação de ciclovias na Rua Willy Barth, desde o trevo da BR-282 até o seu entroncamento com a Rua Padre Aurélio Canzi. Conforme a vereadora mirim, o objetivo é atender a segurança das pessoas que por ali transitam diariamente. “A construção da ciclovia é fundamental para dar o mínimo de segurança aos trabalhadores que utilizam esse meio de transporte. Além disso, a determinação deste espaço também pode proteger e incentivar os moradores que praticam atividades físicas”, justifica Biancka.

ESCOLAS

Sara Fontana Stédile indicou à Administração Municipal que construa um banheiro junto à sala onde são atendidas as crianças de creche na Escola de Educação Infantil e Ensino Fundamental Waldemar Antônio Von Dentz, na Linha Canela Gaúcha. Conforme a vereadora mirim, o objetivo é atender reivindicação dos professores, funcionários e pais das crianças. Sara ressalta que hoje são atendidas 18 crianças na turma mista. “Solicitamos a construção de um banheiro na sala para melhor atender estas crianças e dar condições adequadas para os profissionais trabalharem”, justifica.

Outra indicação foi apresentada por Camili Mocelin, que pede a reativação da sala de informática da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva. Conforme a vereadora mirim, no momento a sala de informática encontra-se com computadores defasados e sem acesso à internet. Segundo ela, os computadores necessitam de manutenção e as atividades de informática da escola estão suspensas há três semanas. Camili ressalta que a falta de acesso compromete as atividades escolares que necessitam de pesquisa.

Já Poliana Ester Pinotti solicita que sejam adquiridos equipamentos do tipo multimídia para apresentação de trabalhos na Escola Estadual Básica São Miguel. “Atualmente a escola conta com poucos aparelhos, não conseguindo suprir a demanda necessária. Com a aquisição dos equipamentos, mais salas passarão a contar com esse recurso”, aponta Poliana.

OBRAS E SERVIÇOS

O vereador mirim Gabriel Felipe Prado de Moura indicou ao Executivo que estude a viabilidade de construir uma academia de ginástica ao ar livre junto à Escola Municipal Padre José de Anchieta, da Linha Dois Irmãos. Ele lembra que não há nenhuma estrutura semelhante naquela comunidade, e as pessoas que necessitam utilizar uma academia precisam se deslocar até algum bairro ou ao Centro de São Miguel do Oeste. “Esta academia será uma opção de lazer e entretenimento para os que moram nas imediações desta comunidade”, ressalta Gabriel.

Kevin Mateus Ledur solicitou a limpeza e melhorias na tubulação e bocas de lobo nas ruas Terezinha Gaio Basso e Clair Luiza Ledur, no Bairro Progresso. Conforme o vereador mirim, há problemas no escoamento da água da chuva nessas ruas, devido ao acúmulo de terra e pedras em toda a extensão da tubulação, inclusive obstruindo totalmente algumas bocas-de-lobo. “Em dias de chuva forte, a água que desce pela Rua Terezinha Gaio Basso não tem escoamento e acaba invadindo as ruas seguintes e causando transtorno aos moradores”, lembra Kevin.

Os vereadores mirins também aprovaram um requerimento de informação de Daniel Gasperin. O vereador mirim solicita informações se existe um projeto de ampliação da Escola Municipal Juscelino Kubistchek de Oliveira. Daniel questiona, em caso positivo, qual o estágio do projeto de ampliação.

A próxima sessão da Câmara Mirim será realizada no dia 8 de maio, às 18h30min.

Vereadores mirins se capacitam em curso de dicção e oratória

Comunidade debate ações de prevenção e atendimento a vítimas de violência doméstica

Vereadores fazem pedidos de obras e aprovam projetos em segundo turno

Vereador sugere que documentos de veículos sejam entregues na casa dos proprietários