100%

Projeto dá nome de Odirlei Robson Matana a rua no Distrito Industrial na Linha Emboaba

Projeto dá nome de Odirlei Robson Matana a rua no Distrito Industrial na Linha Emboaba Gilberto Berté entregou cópia do projeto de lei a familiares da Odirlei Robson Matana
A Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste aprovou em primeiro turno um projeto de lei de Gilberto Berté (MDB), que denomina de “Odirlei Robson Matana” a Rua Projetada nº 1, localizada no Loteamento Distrito Industrial Rido Carlito Voltz, na Linha Emboaba. O projeto foi apreciado nesta terça-feira (11) em sessão ordinária.

O homenageado nasceu em 26 de fevereiro de 1983 em São Miguel do Oeste, filho de Odil e Melacia Matana. Desde pequeno acompanhou seus pais na comunidade e nos serviços na agricultura. Odirlei estudou no curso Técnico de Alimentação no Senai, estagiou na Indústria Piá Alimentos em Nova Petrópolis/RS e em 2003 retornou a São Miguel do Oeste.

Odirlei casou-se com Rosane Griep, com quem teve dois filhos: Cauane e Arthur. Junto com a esposa e seus pais, Odirlei fundou a empresa Indústria de Produtos Coloniais Matana Ltda, em 2005, que está em funcionamento até hoje.

Em 2013, Odirlei comprou um caminhão para transportar frutas, e assim começou sua carreira como transportador. No dia 3 de dezembro de 2017, Odirlei e seu filho Artur partiram para mais uma viagem. Eles foram a São Paulo com o caminhão, e após fazerem as entregas Odirlei iria carregar seu caminhão para retornar a sua casa. No percurso, durante a madrugada do dia 5 de dezembro, Odirlei colidiu seu caminhão, que acabou incendiando. Odirlei conseguiu ajudar seu filho a descer do caminhão mesmo estando preso com os pés às ferragens, mas não conseguiu sair e acabou morrendo queimado.

Em sua vida sempre arrumava um tempo para ajudar na comunidade: era catequista na igreja de Alto Guamerim, foi diretor esportivo do Grêmio Guamerim por quatro anos, coordenou a comunidade ao lado da esposa por quatro anos e era sócio-fundador e presidente do Grupo de Trilheiros Kabo Arrochado, da comunidade de Alto Guamerim. Familiares de Matana participaram da sessão e receberam uma cópia do projeto de lei.

AUTOR DE PROJETO

Outro projeto de lei aprovado é de autoria de Everaldo Di Berti (PSD), Cássio da Silva (MDB) e Odemar Marques (PDT), e dispõe sobre a obrigatoriedade da inscrição do nome do autor do projeto de lei quando da sanção e/ou promulgação. A proposta estabelece que as leis municipais deverão conter em seus rodapés a inscrição do nome do autor ou autores dos projetos de lei, inclusive nos de autoria do Poder Executivo. Os autores justificaram na sessão que esta é uma forma de valorizar o trabalho do vereador e também um incentivo. O projeto foi aprovado por maioria, com abstenção de Maria Tereza Capra.

ESTATUTO

Os vereadores também aprovaram um projeto de lei complementar que insere o inciso V e dá nova redação ao parágrafo único, ambos do artigo 66 da Lei Complementar 9/2012 (Estatuto dos Servidores Públicos de São Miguel do Oeste). A alteração diz respeito a trecho da lei que prevê desconto sobre a remuneração do servidor, listando os descontos legais e os autorizados pelo servidor. O projeto acrescenta “restituições e indenizações ao erário público” nos descontos permitidos.

VETO

Os vereadores também apreciaram veto do prefeito ao projeto que denominou de Raimar Dieter Staats a Rua Projetada A, localizada no Loteamento Progresso. Conforme a mensagem do prefeito, após verificação junto ao Cadastro Imobiliário do Município, foi constatado que o Loteamento Progresso ainda não existe. O projeto era de autoria do vereador Vagner Passos (PSD), que explicou que o loteamento recebeu outro nome. O veto foi acatado por unanimidade dos vereadores.

Notícias

Câmara presta homenagem aos 30 anos do programa Pampa e Querência

Vereadores aprovam declaração de utilidade pública para APP e projeto de subdivisão de área de terras

Vereadora pede ampliação do horário de atendimento na DPCami

Câmara aprova doação de imóvel para construção de sede da Ameosc

Vereadores do MDB prestam homenagem ao Clube de Desbravadores Iguaçu

Câmara presta homenagem aos 30 anos da JCI

Projeto dá nome de Odirlei Robson Matana a rua no Distrito Industrial na Linha Emboaba

Câmara presta homenagem à Pátria em sessão solene

Câmara aprova declaração de utilidade pública para o CIEE/SC

Vereadores de São Miguel visitam hospitais oncológicos de Cascavel