Vereadores homenageiam profissionais de Educação Física e ministra com moções de aplauso Profissionais de Educação Física foram homenageados pela Câmara
A Câmara de São Miguel do Oeste prestou homenagem aos profissionais de Educação Física pela passagem de seu dia, comemorado em 1º de setembro. A moção de aplauso foi proposta pelos vereadores Gilberto Berté (MDB), Cláudio Barp (MDB), Everaldo Di Berti (PSD) e Elias Araújo (PSD), que justificam a homenagem tendo em vista a importância dessa profissão na promoção da saúde pública.

Os autores da moção citam que são reconhecidos como profissionais de Educação Física pessoas que desempenham inúmeras funções na área, como professor de Educação Física, técnico desportivo, treinador esportivo, preparador físico, personal trainner, técnico de esportes, treinador de esportes, preparador físico-corporal, professor de educação corporal, orientador de exercícios corporais, monitor de atividades corporais, motricista e cinesiólogo.

“Independentemente da área em que o profissional de Educação Física atua, ele sempre está diretamente relacionado com a promoção da saúde e aumento da qualidade de vida da população. É fundamental que um profissional formado e devidamente registrado acompanhe as atividades físicas realizadas em academias e escolas, por exemplo, para garantir que a atividade ocorra de maneira adequada, além de garantir a saúde de quem está praticando”, justificam os vereadores.

A moção é destinada ao presidente do Conselho Estadual de Educação, Osvaldir Ramos; ao presidente do Conselho Regional de Educação Física, Irineu Wolney Furtado; e à coordenadora do curso de Educação Física da Unoesc, Andréa Jaqueline Prates Ribeiro. A moção também foi entregue a profissionais da área que participaram da sessão desta terça-feira (4).

HOMENAGEM A MINISTRA

Outra homenagem foi proposta por José Giovenardi (PR), que parabeniza a senhora Genoveva Gafski Kojoroski “pelo belo trabalho prestado como ministra e pessoa”. O vereador lembra que a homenageada nasceu em 1935 em Casca, no Rio Grande do Sul. Na adolescência viveu no convento das Freiras Imaculado Coração de Maria, local onde aprendeu o que é ser cristã e como levar a vida servindo à humanidade.

Em 1955 Genoveva casou-se com Edmundo Kojoroski, e no mesmo ano o casal veio para Santa Catarina. A homenageada assumiu a liderança na comunidade da Linha Jacutinga, em Descanso. Foi professora, catequista e ministra da Eucaristia por 30 anos. Em 1982 foi morar no Bairro São Jorge, em São Miguel, e lá atuou como ministra de batismo, casamento e eucaristia, missão que desempenha até hoje. Também foi fundadora do grupo de idosos daquela comunidade.

Hoje, aos 83 anos, a homenageada ressalta que está em busca de mais sabedoria, e por isso ingressou na faculdade da 3ª idade. Genoveva ressalta que essa formação é algo com que sempre sonhou, e afirma que seu maior orgulho será a colação de grau. Orgulho seu e dos dez filhos, noras, 20 netos e seis bisnetos.

Câmara presta homenagem aos 30 anos do programa Pampa e Querência

Vereadores aprovam declaração de utilidade pública para APP e projeto de subdivisão de área de terras

Vereadora pede ampliação do horário de atendimento na DPCami

Câmara aprova doação de imóvel para construção de sede da Ameosc