Vereadora propõe desburocratização de exames de audiometria

Vereadora propõe desburocratização de exames de audiometria Maria Tereza Capra alertou para realização de exames de audiometria para alunos da Apas
A Câmara de São Miguel do Oeste aprovou nesta quinta-feira (9) uma indicação de Maria Tereza Capra (PT) solicitando ao prefeito e ao secretário municipal de Saúde que sejam desburocratizados os pedidos de exames de audiometria para os alunos da Associação de Pais e Amigos dos Surdos (Apas). Ela pede também que os exames sejam realizados semestralmente. A indicação foi aprovada por unanimidade dos vereadores presentes.

Maria Tereza ressalta que a audiometria tem como objetivo avaliar a capacidade do paciente de ouvir e interpretar sons. “Através do exame detectam-se possíveis alterações auditivas e permite orientar o paciente sobre as medidas preventivas ou tratamentos mais adequados para cada caso”, explica a vereadora, lembrando que o exame deve ser realizado por um fonoaudiólogo.

“Os alunos da Apas necessitam realizar o exame de audiometria a cada seis meses, e este processo acaba sendo bem difícil, uma vez que cada aluno precisa solicitar o encaminhamento do exame pelo médico do ESF, o que causa grande transtorno, pois muitas vezes se faz necessária a presença de um profissional da Apas durante a consulta. Outro problema é o tempo de toda a burocracia e até a realização do exame”, expõe a vereadora.

OBRAS PÚBLICAS

Outras indicações aprovadas na Câmara trataram de pedidos de obras públicas. Uma das proposições é de Carlos Grassi (PP), que solicita a recuperação da pavimentação da Rua Guanabara, no trecho entre as ruas Padre Aurélio Canzi e Quinze de Novembro. Conforme Grassi, a pavimentação dessa rua é de lajota sextavada. “Com o passar do tempo as lajotas começaram a rachar e soltar pedaços, dificultando o tráfego de pessoas e veículos, podendo causar acidentes”, justifica o vereador. O pedido será enviado ao prefeito e à secretária de Planejamento.

Odemar Marques (PDT) solicitou a implantação de passeio em frente à Escola Municipal Infantil José Veronese, no Bairro São Jorge. O vereador ressalta que a falta de passeio dificulta a entrada de pais, crianças e servidores até a sala de aula. “Uma calçada considerada adequada é aquela que garante o caminho livre, sem obstáculos e confortável para todos”, ressalta o vereador.

Vanirto Conrad (PDT) indicou à Administração Municipal que estude a viabilidade de construir uma academia popular no Bairro Morada do Sol, e outra no Bairro Salete. O vereador ressalta que a prática de esportes e atividades físicas contribui para o bem-estar da população. Ele afirma também que a instalação de academias oferece locais adequados para as atividades recreativas.

Câmara vota projeto de lei e vereadores apresentam indicações de obras e serviços

Vereadores aprovam projetos e indicam obras e serviços ao Executivo

Construção de casa de passagem, crianças em risco e respeito à cultura são temas debatidos em audiência pública

Audiência pública vai debater situação de famílias indígenas