100%

Vereadores aprovam projetos de lei e solicitam obras e serviços à Prefeitura

Vereadores aprovam projetos de lei e solicitam obras e serviços à Prefeitura Vereadores aprovaram dois projetos de lei na sessão desta terça-feira
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram nesta terça-feira (24), em sessão ordinária, dois projetos de lei de autoria do Executivo e uma série de indicações. Também foi apreciado um requerimento de informação. Todas as matérias foram aprovadas por unanimidade e serão encaminhadas aos destinatários.

Em primeira votação foi aprovado o Projeto de Lei 77/2018, que dá nova redação ao parágrafo único do artigo 17 da Lei Municipal 4.908/2001, alterado pela Lei 5.563/2005 e ao artigo 20 da Lei Municipal 4.908/2001, e dá outras providências. O texto prevê que o Fundo Municipal de Defesa dos Direitos do Consumidor (FMDC) será gerido pelo Conselho Municipal de Defesa do Consumidor. Na lei original, a gestão do Fundo estava com a Secretaria Municipal da Fazenda. A norma também prevê que as receitas serão depositadas obrigatoriamente em conta especial, a ser aberta e mantida em estabelecimento oficial de crédito.

Já em segundo turno foi votado o PL 72/2018, que altera o PPA, a LDO e a LOA através da abertura de um crédito adicional suplementar de R$ 4.064.000,00. O objetivo é incrementar dotações orçamentárias que se julgaram insuficientes no decorrer do ano financeiro.

OBRAS E SERVIÇOS

Na sessão também foram aprovadas indicações solicitando obras e serviços à Prefeitura. Uma delas é de Deoclides Dalla Rosa (MDB), que sugere ao secretário de Obras que faça melhorias e reparos na estrada Padre Aurélio, na Linha Caxias. Conforme o vereador, essa via está em situação precária, impossibilitando o tráfego de veículos. Dalla Rosa pede especialmente o cascalhamento da estrada.

Cássio da Silva (MDB) indicou à secretária de Urbanismo e ao presidente do Cotrasmo que estudem a viabilidade de implantar mão única e/ou estacionamento em apenas um lado da via, com a devida sinalização, na Rua 1º de Janeiro, entre as ruas Eugênio Gruber e Gerson Becker, e na Rua Eugênio Gruber, no Centro.

“Nestes trechos das vias públicas, que atualmente são mão dupla, os veículos podem estacionar nos dois lados, dificultando o trânsito devido ao fato de a rua e as calçadas serem estreitas. Com esta medida, o tráfego de veículos nestes trechos ficará mais organizado, proporcionando maior trafegabilidade e segurança aos moradores e motoristas”, justifica Cássio.

Outra indicação é de Carlos Grassi (PP) e Gilberto Berté (MDB). Os vereadores solicitam a ampliação do parque infantil e da área de recreação do Centro de Educação Infantil Criança Feliz, do Bairro Agostini. Os vereadores sugerem que para a ampliação seja utilizado parte do terreno do Centro de Convivência do Idoso, que fica ao lado do educandário. O pedido será encaminhado ao prefeito e à secretária de Educação.

PEDIDO DE INFORMAÇÃO

Odemar Marques (PDT) apresentou requerimento de informação em que solicita ao prefeito e à secretária de Urbanismo e Planejamento que expliquem por que ainda não foi feito o plantio das árvores de sombra na academia ao ar livre do Bairro Agostini. Odemar justifica o pedido ressaltando que sugeriu esse plantio em indicação legislativa aprovada na Câmara este ano.

“Tendo em vista que o plantio ainda não ocorreu, recomenda-se o plantio de espécies como a Canela ou Guajuvira. E ainda, se recomenda que para que as árvores tenham um bom crescimento que estas não sejam plantadas com a sua raiz central dobrada, mas que quando esta for muito longa, deve-se cortá-la e plantá-la reta”, explica o vereador.

Notícias

Câmara vota projeto de lei e vereadores apresentam indicações de obras e serviços

Vereadores aprovam projetos e indicam obras e serviços ao Executivo

Construção de casa de passagem, crianças em risco e respeito à cultura são temas debatidos em audiência pública

Audiência pública vai debater situação de famílias indígenas

Vereadores debatem mão única e propõem alterações no trânsito

Vereadora propõe ensino de Libras na rede municipal

Pedidos de obras no interior são aprovadas na Câmara

Vereadores prestam homenagem aos 12 anos da Lei Maria da Penha

Vereadora propõe desburocratização de exames de audiometria

Rua no Bairro Agostini receberá o nome de Selvino Alfredo Simon