100%

Vereadores sugerem implantação de museu rural, reutilização de lâmpadas, ação de combate à dengue e melhorias em ruas

Uma série de indicações foi aprovada durante a sessão ordinária da Câmara de São Miguel do Oeste desta quinta-feira (19). As proposições dizem respeito a sugestões de obras e serviços para o município. Todas foram aprovadas por unanimidade e serão encaminhadas às autoridades competentes.

Uma das indicações é do vereador Cláudio Barp (MDB), que solicita ao prefeito e ao diretor de Cultura que elaborem um projeto para busca de recursos para a instalação de um museu rural em São Miguel do Oeste. Conforme o vereador, a construção de um museu rural servirá como fonte de pesquisa para escolas, estudantes e entidades que necessitam buscar conhecimento referente ao início da nossa colonização. “Desta forma estaremos resgatando o passado histórico dos nossos colonizadores, trazendo presente a memória de um povo, como também a valorização das pessoas que primeiro aportaram nessas terras onde hoje temos a próspera cidade de São Miguel do Oeste”, justifica Barp.

“Caso não nos importarmos com a busca, catalogação, registro e devido cuidado, corremos o risco de perder valiosos objetos para colecionadores que frequentemente estão vindo ao nosso Município na busca desses tesouros históricos. Não basta somente contar nossa história, se faz necessário expô-la, pois o conhecimento não se faz somente com estudo teórico, e sim com a visibilidade de peças, utensílios, ferramentas, entre outros que em muito contribuíram com nossa heroica gente”, acrescenta o vereador.

MOSQUITO TRANSMISSOR DA DENGUE

Vagner Passos (PSD) apresentou indicação solicitando à Administração Municipal que retire os pratos de vasos de flor colocados na Avenida Getúlio Vargas, a fim de prevenir a proliferação do mosquito transmissor da dengue. O vereador ressalta que o município tem registrado alto número de focos do mosquito, e lembra que a água parada em vasos de flor é uma situação propícia para a proliferação do mosquito Aedes aegypti. 

“Em se tratando de um local de responsabilidade da administração pública, em uma avenida no centro da cidade, por meio desta indicação, solicita-se que em respeito a toda a população que em suas casas evita o uso dos pratos em plantas, que sejam tomados os devidos cuidados, e por preocupação com a saúde pública, sejam retirados esses pratos”, sintetiza Vagner. O pedido será enviado ao prefeito e aos secretários de Urbanismo e de Saúde.

REAPROVEITAMENTO DE LÂMPADAS

Outra indicação aprovada na Câmara é de Elias Araújo (PSD), que solicita à Administração Municipal que faça um levantamento técnico para reutilizar as lâmpadas convencionais – que estão sendo substituídas por lâmpadas de LED – nas ruas, bairros e comunidades em que há iluminação precária. A intenção é analisar e identificar áreas em que há necessidade de iluminação pública e reaproveitar as lâmpadas substituídas.

“Sabemos que a inexistência ou ineficiência de um sistema de iluminação pública adequado favorece as práticas ilícitas, como furtos, roubos, depredação, vandalismos, invasão, entre outras. O estudo proposto para a reutilização das lâmpadas irá beneficiar os moradores do nosso município, bem como trará mais segurança, trafegabilidade e bem estar a todos”, justifica Elias. O pedido será enviado ao prefeito e à secretária de Urbanismo.

CALÇAMENTO E LOMBADA

Vanirto Conrad (PDT) solicita à secretária de Urbanismo que faça o calçamento com pedras irregulares no restante da Rua Rondônia. O vereador pede também a desobstrução da boca-de-lobo existente na esquina das ruas Rondônia e Goiás, nos fundos do Hospital Terezinha Gaio Basso, no Bairro Andreatta. Já José Giovenardi (PR) indicou ao Cotrasmo que estude a implantação de uma lombada física na Rua Campos Salles, no Bairro São Jorge, em frente à Escola Municipal José Veronese. Segundo o vereador, a instalação desse redutor de velocidade é necessária para garantir a segurança dos cidadãos que trafegam por essa rua, em especial as crianças dessa escola.

Notícias

Câmara vota projeto de lei e vereadores apresentam indicações de obras e serviços

Vereadores aprovam projetos e indicam obras e serviços ao Executivo

Construção de casa de passagem, crianças em risco e respeito à cultura são temas debatidos em audiência pública

Audiência pública vai debater situação de famílias indígenas

Vereadores debatem mão única e propõem alterações no trânsito

Vereadora propõe ensino de Libras na rede municipal

Pedidos de obras no interior são aprovadas na Câmara

Vereadores prestam homenagem aos 12 anos da Lei Maria da Penha

Vereadora propõe desburocratização de exames de audiometria

Rua no Bairro Agostini receberá o nome de Selvino Alfredo Simon