Vereadores mirins sugerem eleições diretas para diretores de escolas municipais

Vereadores mirins sugerem eleições diretas para diretores de escolas municipais Vereadores mirins apresentaram sugestões ao Município durante a sessão desta terça-feira
Os vereadores mirins de São Miguel do Oeste aprovaram uma indicação sugerindo eleição direta para escolha dos diretores das escolas municipais. A proposição de Gabriel de Moraes foi apreciada durante a sessão desta terça-feira (3), e foi subscrita por outros nove vereadores mirins. Segundo Moraes, o magistério público municipal, pais e alunos reafirmaram recentemente, durante a Conferência Municipal de Educação, o desejo de implantar eleição direta para diretores.

“Esta indicação pretende assegurar à comunidade escolar o direito de escolher quem achar melhor e mais competente para dirigir sua escola e, a partir disso, definir dentro da comunidade escolar como e por onde deverá ir a educação no que se refere à sua qualificação para o trabalho”, justifica o vereador mirim, citando ainda trechos da Constituição Federal que preveem a gestão democrática do ensino público.

INDICAÇÕES

Outra indicação foi apresentada por Gabriel Felipe Prado de Moura. Ele solicita a colocação de um ponto de ônibus nas proximidades do salão comunitário de Linha Aparecida, e outro em frente à Escola Básica Municipal da Linha Dois Irmãos. Ele justifica que em dias de chuva os usuários de transporte escolar ou urbano não têm lugar para se abrigar.

Já Bianca Facin sugeriu ampliar o tempo de tolerância do estacionamento rotativo, atualmente em três minutos, para 15 minutos. Ela afirma que o tempo de três minutos é pequeno para realizar atos como sacar dinheiro no banco ou levar uma criança na escola, sendo necessário pagar o tempo mínimo de 30 minutos, o que “se torna muito caro para a população”.

Kevin Mateus Ledur indicou à Administração Municipal que fiscalize e notifique, se necessário, o proprietário de um galpão abandonado na Rua Elvira Longhi, no Bairro Progresso. Segundo Kevin, o imóvel está tomado pelo lixo. Ele sugere que se estude a possibilidade de permutar o local, transformando-o em um salão comunitário.

HOMENAGEM

Na sessão também foi aprovada uma moção de aplauso proposta por Biancka Letícia Berté. Ela parabeniza os assessores da Câmara de Vereadores “pelos relevantes serviços prestados aos vereadores”, ressaltando que são estes servidores que realizam “todo o suporte necessário ao trabalho realizado pelos edis durante o mandato”. Biancka também agradeceu pelo apoio e dedicação dedicado aos vereadores mirins. A moção foi entregue aos assessores parlamentares presentes na sessão.

Projeto aprovado na Câmara cria o Dia Municipal do Ciclista

Vereadores mirins se capacitam em curso de dicção e oratória

Comunidade debate ações de prevenção e atendimento a vítimas de violência doméstica

Vereadores fazem pedidos de obras e aprovam projetos em segundo turno