100%

Vereador apresenta moção pela ampliação de licença-maternidade para agricultoras

Vereador apresenta moção pela ampliação de licença-maternidade para agricultoras Cláudio Barp solicita ampliação do período de licença-maternidade para agricultoras
O vereador Cláudio Barp (MDB) apresentou uma moção de apelo solicitando que seja estendido o período de licença-maternidade de 120 para 180 dias também para as agricultoras, que são seguradas especiais da Previdência. A proposição, aprovada nesta quinta-feira (7) em sessão da Câmara de Vereadores de São Miguel do Oeste, será enviada à bancada catarinense de deputados federais e senadores.

Barp ressalta que este é um direito já concedido a servidoras públicas federais e a funcionárias de firmas que aderirem ao Programa Empresa Cidadã. A ampliação do benefício também foi aprovada em comissão do Senado para que seja aplicada a todas as trabalhadoras abrangidas pela CLT.

O vereador justifica, na moção, os diversos benefícios do acréscimo do período de licença-maternidade, tanto para a mãe quanto para o bebê, e ressalta que essa é uma pauta de reivindicação dos movimentos sociais do campo. “No meio rural, sem tal benefício, após os quatro meses de licença, as mães se obrigam a executar as atividades da propriedade, em sua maioria braçais, expostas ao frio, calor e outros fatores nocivos, que acabam prejudicando a amamentação e a convivência com seu bebê”, ressalta Cláudio Barp.

CIS/AMEOSC

Na sessão também foi aprovado requerimento de informação do vereador Gilberto Berté (MDB), que solicita informações quanto ao convênio com o CIS/Ameosc. Berté pede quanto foi gasto desde janeiro em exames e consultas, informando as empresas e profissionais que receberam valores pelo convênio; qual o custo dos exames, o valor de cada consulta, quais os médicos credenciados; no caso de existirem outros procedimentos médicos ou clínicos, informar quais são, qual o valor e quais os profissionais e clínicas credenciados. O vereador questiona ainda quais os critérios estabelecidos para escolha dos profissionais e clínicas que fornecem serviços pelo convênio, e se a liberação de consultas e exames segue rigorosamente os procedimentos obrigatórios previstos na Lei Municipal nº 7.434/2017.

INDICAÇÕES

Na sessão também foram aprovadas diversas indicações legislativas solicitando obras e serviços ao município. Confira abaixo mais informações sobre elas.

Indicação Legislativa 117/2018: de José Giovenardi (PR), solicita à secretária de Urbanismo e ao diretor do Demutran que reavaliem o tamanho da rotatória da Rua Padre Aurélio Canzi, esquina com a Rua 21 de Abril. A sugestão do vereador é que a rótula seja reduzida devido ao intenso tráfego de veículos. O vereador também destaca que o obstáculo dificulta a manobra das viaturas do Corpo de Bombeiros Militar.

Indicação Legislativa 118/2018: de Cássio da Silva (MDB), solicita a limpeza da Rua Mato Grosso, entre as ruas Albino Barp e 31 de Março, no Bairro Andreatta. Conforme Cássio, a falta de manutenção daquela rua fez com que a vegetação invadisse a via, deixando um mau aspecto. O pedido será enviado à secretária de Urbanismo.

Indicação Legislativa 119/2018: de Carlos Grassi (PP), solicita à Administração Municipal que substitua as lâmpadas comuns por lâmpadas de LED na Rua José Bernardi, no acesso ao Hospital Regional. “Com a substituição das lâmpadas a via ficará mais iluminada, trazendo mais segurança para todos os usuários”, justifica Grassi. O pedido será encaminhado ao prefeito em exercício e à secretária de Urbanismo. 

Indicação Legislativa 120/2018: de Maria Tereza Capra (PT), sugere a realização de reparos no calçamento e na ponte da Rua Guamerin, no Bairro São Luiz. Conforme a vereadora, devido à falta de manutenção e ao fluxo de veículos, muitas pedras do calçamento se soltaram e deram lugar a buracos; além disso, ela afirma que a ponte possui avarias em sua pista. O pedido será encaminhado ao prefeito em exercício e à secretária de Urbanismo.

Indicação Legislativa 121/2018: de Odemar Marques (PDT), solicita que a Administração Municipal amplie a rede de iluminação pública, com lâmpadas de LED, na Rua 22 de Abril, no trecho da Waldemar Rangrab até o Instituto Federal de Santa Catarina. Segundo o vereador, neste trecho a iluminação é limitada e se resume a alguns poucos postes. O pedido será encaminhado ao prefeito em exercício e à secretária de Urbanismo.

Indicação Legislativa 122/2018: de Vagner Passos e Everaldo Di Berti (PSD), solicita ao prefeito em exercício que isente a cobrança do estacionamento rotativo nos horários de almoço, entre 12h e 13h30min. “Já que durante este horário o comércio encontra-se fechado, a isenção da cobrança durante uma hora e meia garante tempo suficiente para que os usuários almocem e pratiquem a rotatividade das vagas, que é o principal objetivo do estacionamento rotativo”, justificam os vereadores. Eles ressaltam ainda que a maioria dos estabelecimentos comerciais encerra suas atividades nesse período.

Indicação Legislativa 123/2018: de Vanirto Conrad (PDT), solicita à Administração Municipal que encaminhe projeto de lei visando formar parcerias com empresas particulares que desejam patrocinar a instalação de placas indicativas com o nome das ruas. Segundo Vanirto, há vários pontos do município em que não há qualquer placa indicando o nome das vias. O vereador ressalta que esta seria uma forma de transferir os custos das placas para a iniciativa privada, sem causar despesas aos cofres públicos. Em contrapartida, as empresas teriam espaço para colocar suas propagandas. O pedido será encaminhado ao prefeito em exercício e à secretária de Planejamento.

Notícias

Vereadores pedem recursos para retroescavadeira, solicitam mudança em mão única, contratação de gari e melhorias em ruas

Vereadores pedem rejeição de medida provisória sobre o Fundo Nacional de Segurança Pública

Vereadores aprovam utilização de recuo de imóveis para estacionamento ou exposição de veículos

Vereadores sugerem que motos sejam isentas da cobrança do estacionamento rotativo

Vereador propõe audiência pública para debater situação de famílias indígenas

Polo da Universidade Aberta do Brasil recebe homenagem da Câmara de São Miguel

Projeto autoriza cessão de uso de imóvel para construção de centro de apoio de pacientes e familiares do Hospital Regional

Rua no Bairro Salete se chamará “João Maria Brisola”

Câmara presta homenagem a servidores públicos municipais que se aposentaram em 2017

Vereadores sugerem destinar área para a DPCami, cobram acessibilidade no CAIC e indicam melhorias no trânsito