100%

Vereadores mirins homenageiam Proerd e pedem providências para o município

Vereadores mirins homenageiam Proerd e pedem providências para o município Moção de aplauso reconhece trabalho preventivo desempenhado pelo Proerd
A sessão da Câmara Mirim de São Miguel do Oeste foi marcada por homenagem e pedidos de providências para escolas e para o município. O encontro mensal ocorreu nesta terça-feira (5), no plenário da Câmara de Vereadores. Todas as proposições foram aprovadas por unanimidade e destinadas ao presidente do Legislativo, Cláudio Barp, para que encaminhe às autoridades responsáveis.

Um dos assuntos da sessão foi a moção de aplauso de Julio Augusto Franzen, que parabeniza a Polícia Militar de Santa Catarina e, em especial, os instrutores do Proerd, pelo trabalho preventivo voltado às crianças de nove a 12 anos de idade. Julio destaca que além da prevenção ao uso de drogas e às práticas de violência, o Proerd trabalha na construção da cidadania, promoção da autoestima, valorização à vida, convivência social harmoniosa, rede de suporte e proteção às crianças e adolescentes. O vereador mirim ressalta ainda que o Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência reforça a importância da amizade e da supervisão dos pais com os filhos. A moção foi entregue a coordenadores e instrutores do Proerd.

COLETA DE LIXO

O vereador mirim Daniel Gasperin apresentou um requerimento de informação questionando por que não houve a coleta de lixo no interior, especialmente na Linha Tupancy, programada para o mês de abril, e se ainda haverá essa coleta. Ele pede também como são definidos os dias para coleta de lixo no interior, quantas coletas são feitas ao longo do ano e quais os tipos de lixos recolhidos.

CALENDÁRIO ESCOLAR

Outra proposição apresentada é uma moção de apelo de Kevin Mateus Ledur. O vereador mirim solicita que sejam revistas as metas estabelecidas para a Secretaria Municipal de Educação, a exemplo do calendário escolar. Ele ressalta que essa é uma reivindicação da categoria, “que manifesta descontentamento com algumas atitudes da Administração Municipal que afetam diretamente os professores, a exemplo do não cumprimento do calendário escolar de 2018, publicado no início do ano e que sofre alterações oportunistas”.

ESCOLAS

Bianca Facin solicitou a sinalização ou implantação de uma lombada física em frente à Escola Estadual São João Batista. Ela pede também que seja verificada a viabilidade de asfaltar as ruas Lázaro da Costa e Raposo Tavares. Outra indicação é de Camili Mocelin, que pediu a reforma do ginásio da Escola Municipal Marechal Arthur da Costa e Silva. Segundo a vereadora mirim, o ginásio encontra-se “com vários problemas em sua estrutura física”.

Sara Stédile solicitou ao Dnit que estude a viabilidade de colocar uma lombada eletrônica na BR-282, no KM 658, na Linha Canela Gaúcha, próximo à Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Waldemar Antonio Von Dentz. Já Alex Goddois Fabbi solicitou o estudo para instalação de uma rótula maior ou um redutor de velocidade na Rua Columbia, esquina com a Rua Florianópolis, próximo à Escola Estadual Básica Dr. Guilherme José Missen.

A próxima sessão da Câmara Mirim será realizada no dia 3 de julho, às 18h30min.

Notícias

Câmara vota projeto de lei e vereadores apresentam indicações de obras e serviços

Vereadores aprovam projetos e indicam obras e serviços ao Executivo

Construção de casa de passagem, crianças em risco e respeito à cultura são temas debatidos em audiência pública

Audiência pública vai debater situação de famílias indígenas

Vereadores debatem mão única e propõem alterações no trânsito

Vereadora propõe ensino de Libras na rede municipal

Pedidos de obras no interior são aprovadas na Câmara

Vereadores prestam homenagem aos 12 anos da Lei Maria da Penha

Vereadora propõe desburocratização de exames de audiometria

Rua no Bairro Agostini receberá o nome de Selvino Alfredo Simon