Sessão da Câmara tem pedidos de serviços em escolas, de alteração no Código de Posturas e de obras em ruas e em estrada Everaldo Di Berti indicou construção de calçamento no Bairro Estrela. Foto divulgação
Os vereadores de São Miguel do Oeste aprovaram nesta semana uma série de indicações. Os pedidos são relacionados a serviços em escolas, à alteração no Código de Posturas e também a obras em ruas e em estrada. Todas as proposições foram aprovadas por unanimidade e serão enviadas aos órgãos competentes.

Uma das indicações é de Cláudio Barp (PMDB) e sugere à secretária municipal de Educação que realize levantamento e programe a compra e instalação de aparelhos de multimídia nas escolas da Rede Municipal de Ensino de São Miguel do Oeste. Barp justifica o pedido afirmando que “vivemos na era das tecnologias e as mídias são de extrema necessidade, visto que as informações atualizadas se fazem úteis para que os professores possam acompanhar as novidades tecnológicas existentes”. O vereador acrescenta que a aquisição desta tecnologia é necessária para que o professor possa planejar sua aula e planejá-la utilizando-se de mais esta ferramenta, no intuito de melhorar a qualidade de ensino no município.

Outra proposição, de Gilberto Berté (PMDB), solicita ao Executivo Municipal que envie projeto de lei dispondo sobre a possibilidade de oferecer cursos de primeiros socorros ao corpo docente das unidades de ensino municipais. Conforme o vereador, os acidentes com crianças no ambiente escolar são bastante comuns, “e cabe aos profissionais dessas áreas terem um conhecimento mínimo para socorrer seu corpo discente em situações decorrentes”.

“O ideal seria que toda a população escolar soubesse ao menos os princípios básicos dos primeiros socorros, uma vez que nosso cotidiano é cheio de acidentes e situações de risco, quando a assistência e o uso de primeiros socorros se fazem necessários. Porém, o que vemos e vivemos é ao contrário, uma população com déficit de informações sobre primeiros socorros”, justifica Berté.

CÓDIGO DE POSTURAS

O vereador Vanirto Conrad (PDT) indicou ao Executivo que regulamente ou modifique o Artigo 178 da Lei Complementar 5/2011 (Código de Posturas), de modo a permitir que os estabelecimentos comerciais, em especial aqueles que comercializam veículos, possam expor seus produtos sobre a área de domínio público localizada em frente ao perímetro de seus comércios, “desde que respeitem os passeios públicos e não prejudiquem o trânsito de pessoas”.

Conforme Vanirto, atualmente é proibido aos comerciantes de veículos exporem suas mercadorias em frente às suas empresas. O vereador ressalta que o espaço de domínio público localizado entre os estabelecimentos e o passeio público é destinado a futuros alargamentos de pista. “Contudo, é notório que enquanto não são utilizados ao fim a que se destinam, esses espaços tornam-se sem uso. No momento, sua utilização não traz consigo qualquer prejuízo de ordem pública”, justifica o vereador, acrescentando ainda que a exposição dos veículos não causa transtornos ao trânsito de pedestres.

OBRAS EM RUAS

Carlos Grassi (PP) indicou a implantação de uma rotatória no entroncamento das ruas Antônio Gonçalves Dias e do Bom Fim, e no entroncamento das ruas Monte Castelo e Willy Barth, ambas localizadas no Bairro São Sebastião. A intenção é reduzir a velocidade dos veículos e organizar o trânsito nesses locais. O pedido será encaminhado à secretária de Urbanismo e ao presidente do Cotrasmo.

Everaldo Di Berti (PSD) pediu calçamento nos trechos faltantes da Rua Bento Gonçalves e da Rua Silva Jardim, ambas no Bairro Estrela. O vereador sugere, se não for possível calçar a rua imediatamente, que o município faça a britagem daquela via. Conforme Everaldo, o local é bastante movimentado, pois as ruas fazem a ligação do Bairro Estrela com o Bairro Agostini. Ele ressalta ainda que os moradores dessa área da cidade enfrentam diariamente inúmeros problemas de tráfego e locomoção “em razão das péssimas condições da estrada”.

Já Maria Tereza Capra (PT) apresentou indicação solicitando providências na solução do problema causado pela obra de pavimentação da Rodovia Leolina João Baldissera, na propriedade de Egon Edgar Wammns, na Linha Cruzinhas, próximo à empresa Sul Valle/BRF/JBS. Conforme a vereadora, durante a execução da obra de pavimentação asfáltica daquela rodovia, a Prefeitura aprovou projeto e autorizou a execução de obra de canalização de águas pluviais.

“Contudo, essas águas invadem a propriedade de Egon Wammns, causando danos de grande monta no terreno, o que resultou em enorme fosso ou vala, decorrente da erosão”, explica a autora da indicação, ressaltando que em dias de chuva a situação agrava-se. “Solicitamos que o Executivo realize a obra necessária para a solução do problema, canalizando corretamente as águas pluviais e recuperando a propriedade citada dos danos causados pela obra.” O pedido será enviado ao prefeito e ao secretário de Obras.

Projeto aprovado na Câmara cria o Dia Municipal do Ciclista

Vereadores mirins se capacitam em curso de dicção e oratória

Comunidade debate ações de prevenção e atendimento a vítimas de violência doméstica

Vereadores fazem pedidos de obras e aprovam projetos em segundo turno