Odemar Marques defende mudança na distribuição dos recursos federais

Odemar Marques defende mudança na distribuição dos recursos federais Odemar Marques criticou distribuição de recursos entre União, Estados e Municípios
O vereador Odemar Marques (PDT) apresentou nesta quinta-feira (9) uma moção de apelo sugerindo a elaboração de um projeto de lei “que altere a atual divisão dos recursos federais e sua injusta distribuição”. Segundo o vereador, “a atual divisão dos recursos federais tem levado Estados e Municípios à falência. Hoje, 70% dos impostos estão nas mãos da União e 30% retorna aos Estados e Municípios. Mas obrigações se invertem, ficando a cargo dos Estados e Municípios, apesar de poucos recursos e autonomia econômica, suprir as demandas dos seus cidadãos”.

Odemar ressalta que dos mais de R$ 760 bilhões em impostos federais arrecadados pelos Estados e Municípios até o dia 8 de novembro de 2017, estima-se que menos de R$ 230 bilhões retornarão, ficando mais de R$ 500 bilhões para a União. “Santa Catarina, por exemplo, fica com apenas 1/4 dos recursos que arrecada. Este quadro é o resultado da formação do estado federativo, que se comporta como estado único no gerenciamento dos recursos, mas nas atribuições é uma federação sem autonomia econômica”, acrescenta o vereador.

O vereador informa a necessidade de uma reforma na atual legislação para proporcionar à população “o mais amplo acesso aos serviços que são obrigação do estado democrático de direito”. A moção será encaminhada ao presidente Michel Temer e à bancada catarinense da Câmara dos Deputados e do Senado Federal.

ACOSTAMENTO

Outra proposição apresentada na Câmara é uma moção de apelo de Carlos Grassi (PP). O vereador solicita ao Dnit que inclua no projeto de revitalização da rodovia BR-163 o acostamento ou calçadas-passeio ao longo da Rua Willy Barth, paralelo à rodovia. O pedido será encaminhado ao diretor geral do Dnit e ao diretor de Infraestrutura Rodoviária do órgão.

Aniversário de 64 anos de São Miguel é motivo de homenagem na Câmara

Vereadores mirins de São Miguel tomam posse no próximo dia 27

Vereadores são contra mudança em regras da aposentadoria especial

Câmara fará sessão solene em homenagem ao aniversário de São Miguel