100%

Projetos de lei instituem programas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” no município

Projetos de lei instituem programas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” no município Vereadores do PMDB propuseram ações do programa “Novembro Azul” em São Miguel do Oeste
A Câmara aprovou nesta terça-feira, em primeiro turno, dois projetos de lei instituindo programas de conscientização sobre doenças. Um deles, de autoria de Maria Tereza Capra (PT), institui o “Outubro Rosa” no município de São Miguel do Oeste. O projeto institui a atividade no mês de outubro e inclui o “Outubro Rosa” no calendário oficial de eventos do município. A proposta autoriza os poderes municipais a instalarem em suas edificações iluminações na cor rosa, fixarem símbolos ou realizarem campanhas informativas sobre a prevenção do câncer de mama e de colo uterino.

O projeto também autoriza o desenvolvimento de ações destinadas a alertar e promover debates sobre a importância da prevenção, contribuir para a redução dos casos de vítimas do câncer de mama e de colo uterino, estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas para ampliar o debate sobre o problema, e estimular a concretização de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção.

Outro projeto aprovado é de autoria dos vereadores Gilberto Berté, Silvia Kuhn, Cláudio Barp e Cássio da Silva (PMDB) e institui o programa “Novembro Azul” no município de São Miguel do Oeste, dedicado a ações de prevenção ao câncer de próstata e de promoção da saúde do homem. O projeto prevê que no mês de novembro de cada ano, a critério do gestor municipal e em cooperação com a iniciativa privada, com entidades civis e organizações profissionais e científicas, sejam realizadas campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas. O objetivo é o esclarecimento e o incentivo à realização de exames preventivos para a detecção do câncer de próstata e de outras doenças que acometem primordialmente a população masculina. Além disso, o projeto propõe que os espaços públicos devem expressar a adesão à campanha utilizando a cor azul como símbolo visual do Novembro Azul.

Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade e ainda passarão por uma segunda votação.

Notícias

Por unanimidade, Câmara aprova Orçamento de 2018 em 2ª votação

Câmara de Vereadores aprova projetos do Orçamento para 2018

Vereadores pedem reparos em ruas e instalação de lombadas

Vereadores aprovam alterações nas leis da Semana das Etnias e da Semana da Consciência Negra

Câmara inicia votação dos projetos do Orçamento nesta semana

Vereadores cobram Programa de Certificação de Propriedade Rural

Odemar Marques defende mudança na distribuição dos recursos federais

Câmara aprova aumento de repasse para a Rede Feminina, a Apae e a Apas

Câmara presta homenagem pelos 20 anos da Abasmo

Vereadores aprovam adequação em legislação sobre toldos e extinção de fundações