Projetos de lei instituem programas “Outubro Rosa” e “Novembro Azul” no município Vereadores do PMDB propuseram ações do programa “Novembro Azul” em São Miguel do Oeste
A Câmara aprovou nesta terça-feira, em primeiro turno, dois projetos de lei instituindo programas de conscientização sobre doenças. Um deles, de autoria de Maria Tereza Capra (PT), institui o “Outubro Rosa” no município de São Miguel do Oeste. O projeto institui a atividade no mês de outubro e inclui o “Outubro Rosa” no calendário oficial de eventos do município. A proposta autoriza os poderes municipais a instalarem em suas edificações iluminações na cor rosa, fixarem símbolos ou realizarem campanhas informativas sobre a prevenção do câncer de mama e de colo uterino.

O projeto também autoriza o desenvolvimento de ações destinadas a alertar e promover debates sobre a importância da prevenção, contribuir para a redução dos casos de vítimas do câncer de mama e de colo uterino, estabelecer diretrizes para o desenvolvimento de ações integradas para ampliar o debate sobre o problema, e estimular a concretização de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção.

Outro projeto aprovado é de autoria dos vereadores Gilberto Berté, Silvia Kuhn, Cláudio Barp e Cássio da Silva (PMDB) e institui o programa “Novembro Azul” no município de São Miguel do Oeste, dedicado a ações de prevenção ao câncer de próstata e de promoção da saúde do homem. O projeto prevê que no mês de novembro de cada ano, a critério do gestor municipal e em cooperação com a iniciativa privada, com entidades civis e organizações profissionais e científicas, sejam realizadas campanhas de esclarecimento, exames e outras ações educativas e preventivas. O objetivo é o esclarecimento e o incentivo à realização de exames preventivos para a detecção do câncer de próstata e de outras doenças que acometem primordialmente a população masculina. Além disso, o projeto propõe que os espaços públicos devem expressar a adesão à campanha utilizando a cor azul como símbolo visual do Novembro Azul.

Ambos os projetos foram aprovados por unanimidade e ainda passarão por uma segunda votação.

Aniversário de 64 anos de São Miguel é motivo de homenagem na Câmara

Vereadores mirins de São Miguel tomam posse no próximo dia 27

Vereadores são contra mudança em regras da aposentadoria especial

Câmara fará sessão solene em homenagem ao aniversário de São Miguel