Cláudio Barp pede corte de galhos de árvores que atrapalham rede elétrica

Cláudio Barp pede corte de galhos de árvores que atrapalham rede elétrica Moção de Cláudio Barp pede o corte de galhos próximos à rede elétrica
O vereador Cláudio Barp (PMDB) apresentou uma moção de apelo nesta quinta-feira (17) solicitando à Celesc e à Prefeitura que realizem um estudo em São Miguel do Oeste para identificar onde os galhos de árvores atrapalham a rede de energia elétrica e posteriormente façam o corte dos galhos. Conforme Barp, em determinados pontos da cidade o mato e as árvores frondosas estão invadindo as ruas e afetando a rede de energia elétrica, “provocando sérios prejuízos, como danos em aparelhos elétricos e colocando em risco as residências próximas”.

O vereador relata que a cada chuva com vento ocorrem quedas de energia em vários pontos da cidade, mas que providências não estão sendo tomadas. A proposição foi aprovada por unanimidade e será enviada ao prefeito, ao coordenador da Defesa Civil, ao gerente da Celesc e ao promotor de Justiça da Comarca de São Miguel do Oeste.

INTERNET MÓVEL

Cássio da Silva (PMDB) apresentou uma moção de apelo solicitando às empresas operadoras de telefonia celular – TIM, Claro, Oi e Vivo – que analisem a viabilidade de providenciar a ampliação de sinal 3G de internet para 4G no município de São Miguel do Oeste, com o objetivo de melhorar a qualidade do sinal de internet móvel. Conforme Cássio, a qualidade da internet oferecida pelas empresas é insatisfatória, o que causa transtornos e prejuízos aos consumidores. “O sinal existente atualmente, 3G, está defasado em comparação aos novos serviços oferecidos pelo mercado”, reclama Cássio. A moção será enviada aos diretores das empresas de telefonia.

LIXEIRAS E ROTATÓRIA

Maria Tereza Capra (PT) solicitou ao Executivo que providencie a diminuição da altura das novas lixeiras instaladas recentemente. Segundo a vereadora, o pedido foi feito por coletores de materiais recicláveis e cidadãos em geral. “Os coletores têm que se debruçar na lixeira para alcançar os materiais, tornando a coleta difícil e ainda podendo trazer prejuízos à saúde desses coletores”, justifica.

Outra indicação foi proposta por José Giovenardi (PR) e pede a instalação de uma rotatória na interseção das ruas XV de Novembro e Castelo Branco, no Centro. Segundo Giovenardi, devido ao intenso movimento de veículos e pedestres, a rotatória é necessária para proporcionar segurança e conforto a todos que utilizam essas ruas. O pedido será encaminhado ao prefeito e ao presidente do Cotrasmo.

ACADEMIA DE LETRAS

Elias Araújo (PSD) propôs ao diretor da Funcultura que retome o projeto que cria a “Academia Miguel-Oestina de Letras e Literatura”. Segundo Elias, uma academia de letras é a maior referência no mundo cultural de uma cidade, de um estado e de um país, pois simboliza o fundamento cultural de um povo. “Ela tem o privilégio de apontar aspirações e de estimular o desenvolvimento da literatura, além de premiar os méritos dos seus mais destacados estudiosos das letras”, justifica Elias. “Tudo que uma geração deixa é comunicado à geração seguinte, e a literatura é, sem dúvida, um dos veículos mais primordiais para eternizar nossa história, pois de todas as formas de arte, a literatura é a mais próxima do cotidiano das pessoas”, acrescenta o vereador.

SANEAMENTO BÁSICO

Outra indicação foi proposta por Vagner Passos (PSD) e solicita ao secretário da Fazenda e Administração que informe se foram repassados valores à Universidade do Oeste de Santa Catarina para elaboração/execução do Plano de Saneamento Básico de São Miguel do Oeste, e, em caso positivo, quais foram os valores.

BEBEDOUROS PARA GADO

Outra proposição votada na sessão é uma moção de apelo de Vanirto Conrad (PDT). O vereador solicita ao Executivo Municipal que, em parceria com o Governo do Estado, crie um programa para construir açudes e bebedouros para gados, bem como a limpeza daqueles existentes. Segundo o vereador, o programa deve apoiar iniciativas sustentáveis, pois estimula o produtor a investir em captação, armazenagem e utilização da água sob várias formas na propriedade rural, e ainda reduzir os efeitos das secas que atingem os produtores rurais. “Estes fatores permitirão o aumento da produtividade, da renda e a fixação do produtor no campo”, enfatiza Vanirto. A moção será enviada ao prefeito, ao ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e ao secretário de Estado da Agricultura e Pesca.

A próxima sessão da Câmara será no dia 22 de agosto, às 20h.

Autoridades apontam problema cultural como uma das causas do alto índice de casos de violência contra a mulher

Vereador sugere que paradas de ônibus exibam horários e itinerários

Câmara aprova criação de loteamentos, remanejamento de recursos e outros projetos do Executivo

Câmara promove hoje audiência pública sobre violência contra a mulher