Câmara presta homenagem à OAB pela passagem do Dia do Advogado

Câmara presta homenagem à OAB pela passagem do Dia do Advogado Gilberto Berté homenageou OAB com moção de aplauso
A Câmara de São Miguel do Oeste prestou uma homenagem, nesta quinta-feira, aos advogados de São Miguel do Oeste e região pela comemoração do Dia do Advogado, lembrado em 11 de agosto. O autor da moção, vereador Gilberto Berté (PMDB), ressalta que a data marca a criação dos cursos de Ciências Jurídicas e Sociais no país, decretada pelo então imperador Dom Pedro I em 1827.

“Desde então a Justiça brasileira tem evoluído e a figura do profissional advogado ganha muita notoriedade e relevância. A busca na defesa dos interesses do mais fraco, do mais necessitado, deve orgulhar e impulsionar a busca por uma sociedade mais justa e democrática”, ressalta o autor da moção.

A moção de aplauso foi entregue ao presidente da 18ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de São Miguel do Oeste, Ari Borba Fernandes. “Esta Casa Legislativa se orgulha e enaltece a luta e o trabalho dos advogados e advogadas em prol da cidadania e do desenvolvimento. Certamente podemos agradecer a cada um de vocês pela contribuição no aprimoramento da Justiça, na garantia dos direitos individuais e coletivos e no desenvolvimento do município e da região. Firmamos aqui nosso reconhecimento mais sincero a essa importante entidade, extensivo a todos seus membros”, complementa Gilberto Berté.

TACHÕES E BOCA DE LOCO

Na sessão desta quinta os vereadores aprovaram também indicações legislativas. Uma delas foi proposta por Odemar Marques (PDT) e solicita que a Administração Municipal providencie a colocação de tachões na Rua Itaberaba, esquina com a Willy Barth, e substitua a grade da boca de lobo localizada naquela via. Conforme o vereador, a instalação dos tachões é uma reivindicação dos moradores, que relatam a invasão do passeio, especialmente por veículos de carga. Ele afirma também que a grade da boca de lobo foi danificada pelo tráfego pesado. O pedido será encaminhado ao presidente do Cotrasmo, ao diretor do Demutran e à secretária de Desenvolvimento Urbano.

REDUTOR E BICICLETAS

José Giovenardi (PR) indicou a instalação de um redutor de velocidade entre as ruas Ângelo Guardini e José Juvenardi, no Bairro São Jorge. O pedido será encaminhado ao prefeito e à secretária de Desenvolvimento Urbano. Já Vanirto Conrad (PDT) apresentou indicação solicitando ao prefeito que envie projeto de lei regulamentando a circulação de bicicletas elétricas e triciclos elétricos no município. Segundo Vanirto, não há lei específica municipal tratando sobre as normas de trânsito no perímetro urbano. “Temos percebido que muitos usuários utilizam calçadas para trafegar e não respeitam a sinalização existente. Com uma lei específica ficaria permitida a circulação de bicicletas e triciclos elétricos em vias públicas do município, desde que atendidos os pré-requisitos para a sua utilização”, justifica Vanirto.

BIBLIOTECA PÚBLICA

Maria Tereza Capra (PT) apresentou indicação solicitando que o Executivo providencie a revitalização, informatização e o preenchimento da vaga de bibliotecária da Biblioteca Municipal José de Alencar. A vereadora relata que a biblioteca possui um fluxo significante e contínuo de usuários, que usufruem de um acervo de 25 mil obras, entre enciclopédias, dicionários, livros, audiolivros, livros em Braille, periódicos, gibis e filmes em VHS. “A biblioteca atende em média 1100 usuários por mês e empresta em média 3 mil livros mensais”, ressalta Maria Tereza.

“Investir na Biblioteca Pública Municipal José de Alencar é contribuir para o crescimento cultural do povo miguel-oestino, além de possibilitar maior acesso aos recursos públicos, desde que elaborados projetos de captação destes recursos”, acrescenta a vereadora, lembrando que a unidade completou nesta semana 57 anos de existência no município.

HOMENAGEM AO GUARANI

Os vereadores também aprovaram requerimento de Cássio da Silva (PMDB), Cláudio Barp (PMDB), Everaldo Di Berti (PSD), Elias Araújo (PSD), Silvia Kuhn (PMDB) e Vagner Passos (PSD) solicitando a realização de sessão solene em homenagem aos 70 anos do Clube Esporte Guarani, “em razão dos relevantes feitos pelo esporte do nosso município”. A sessão solene será marcada posteriormente.

A próxima sessão da Câmara está marcada para o dia 15 de agosto, às 20h.

Autoridades apontam problema cultural como uma das causas do alto índice de casos de violência contra a mulher

Vereador sugere que paradas de ônibus exibam horários e itinerários

Câmara aprova criação de loteamentos, remanejamento de recursos e outros projetos do Executivo

Câmara promove hoje audiência pública sobre violência contra a mulher