O Município

Histórico do Município

Com o objetivo de defender os interesses coletivos e promover a criação do distrito, à 21 de agosto de 1949, vários habitantes da povoação e arredores reuniram-se no Salão Paroquial e fundaram a “Sociedade Amigos de Vila Oeste”. Na mesma oportunidade foi nomeada uma Comissão constituída por Olímpio Dal Magro, Leopoldo Olavo Erig, Theobaldo Dreyer, Pedro Waldemar Ramgrab, Pedro Mallmann, Eugênio Canzi, Moyses Machado Oliveira e Hermínio Guerino Luzzi que, junto às autoridades minicipais de Chapecó, pleiteou a concretização dos anseios da população vila - oestina. Atendendo essa aspiração, a 21 de dezembro de 1949, Serafim Enos Bertaso, presidente da Câmara de Chapecó, no exercício do cargo de prefeito, promulgou a Lei número 25-A, aprovada pelo Legislativo Estadual, criando o 15º distrito de Chapecó, com territóriodesmembrado do distrito de Mondaí, passando a sede a denominar-se a partir de então de São Miguel do Oeste.