100%

Moções pedem renegociação de dívidas e implantação de área industrial

Na sessão ordinária desta quinta-feira (14), vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram indicações, requerimentos de informação e moções. Uma das proposições solicita aos prefeitos de São Miguel do Oeste e Descanso que estudem a viabilidade de implantar uma área industrial com acesso à rodovia BR-386, que interliga esses municípios. O objetivo é atender a implantação de novas indústrias. Conforme a justificativa, a intenção é criar vias laterais ao longo da rodovia, com infraestrutura necessária para a instalação de futuras empresas.

Outra moção apela ao ministro da Agricultura e ao secretário estadual de Agricultura e Pesca que renegociem as dívidas dos piscicultores em razão da mortalidade de peixes registrada no mês passado. Conforme a justificativa, mais de 50 mil peixes morreram em propriedade da Linha Barra do Guamerim, em razão do frio intenso.

HOMENAGEM A ATLETAS

Na sessão de quinta-feira foi apresentada uma moção de aplauso parabenizando o Colégio La Salle Peperi, a Abasmo e a Fumdesmo pelo título de tetracampeão no basquete feminino, de 12 a 14 anos, nos Jogos Escolares de Santa Catarina. A moção é direcionada ao técnico Anderson Dalla Costa, ao diretor do Colégio Peperi Plácio José Bohn, ao vice-diretor Heriton de Souza Vilanova, à presidente da Abasmo Jelcy Therezinha Zanchi e ao presidente da Fumdesmo Valdir Fernandes.

Conforme o autor, a equipe de basquete feminino foi convidada pela Federação Catarinense para representar Santa Catarina no campeonato Sul Brasileiro de Seleções em agosto, em Toledo-PR, e disputar o título dos Jogos Brasileiros da Juventude em setembro, em João Pessoa-PB.

INDICAÇÕES E REQUERIMENTOS DE INFORMAÇÃO

Na sessão também foram apresentadas indicações e requerimentos de informação. Confira abaixo:

Indicação Legislativa 68/2016: solicita ao prefeito e ao secretário de Desenvolvimento Urbano adequação com calçamento e calçada/passeio na Rua Francisco Moro, no Bairro Estrela. Conforme a justificativa, a falta de pavimentação dificulta a vida dos moradores, especialmente em dias de chuva e umidade.

Indicação Legislativa 69/2016: sugere ao prefeito e ao secretário de Desenvolvimento Urbano que instalem contêineres para depósito de lixo junto ao calçadão da Rua Almirante Tamandaré. A sugestão visa facilitar o trabalho de recolhimento pela empresa responsável e dar um melhor aspecto à rua, evitando que o lixo fique espalhado.

Indicação Legislativa 70/2016: solicita ao prefeito que instale lombadas físicas nas ruas A2 e A3, no Bairro Vila Nova II. Conforme a indicação, nessas ruas, que ficam próximo à praça e à quadra de esportes, trafegam veículos em alta velocidade. A sugestão busca reduzir a velocidade dos veículos e oferecer maior tranquilidade aos pedestres.

Indicação Legislativa 71/2016: solicita ao prefeito e ao presidente do Cotrasmo que implantem lombada física na Rua Itaberaba, entre a Rua Hélio dos Anjos Ortiz e a Travessa Gerson Becker, no centro da cidade. Conforme a justificativa, nesse trecho há um fluxo intenso de veículos, e a implantação da lombada busca evitar transtornos, reduzindo a velocidade com que os veículos trafegam no local.

Requerimento de Informação 37/2016: requer ao presidente do Cotrasmo informações sobre os critérios utilizados pelo Conselho para a não implantação de lombadas físicas em estradas do interior, onde não existe calçamento. Segundo o requerimento, em algumas vias há excesso de velocidade por parte de motoristas.

Requerimento de Informação 38/2016: solicita ao prefeito quais as ações ou programas que o município desenvolveu, está desenvolvendo ou planeja desenvolver para a redução do uso de agrotóxicos na agricultura.

Notícias

Câmara cobra melhor infraestrutura para a Ciretran

Legislativo de São Miguel aprova criação do Programa Vereador Mirim

Câmara presta homenagem à OAB pela passagem do Dia do Advogado

Câmara aprova projetos denominando ruas no Loteamento Dona Lurdes Priori

Câmara fará audiência pública para discutir abastecimento de água

Projeto que cria “Minha Rua + Bonita” é aprovado na Câmara

Vereadores aprovam repasse de recursos para o Natal de Amor e Paz e incentivos econômicos a agricultores e empresas

Câmara aprova projeto que regulamenta adoção de canteiros e rótulas

Vereadores solicitam limpeza de área, asfaltamento no cemitério, sinalização de trânsito e incentivos para construção de passeios

Com emendas, vereadores aprovam projeto que cria a Semana da Cultura