Moções pedem renegociação de dívidas e implantação de área industrial

Na sessão ordinária desta quinta-feira (14), vereadores de São Miguel do Oeste apresentaram indicações, requerimentos de informação e moções. Uma das proposições solicita aos prefeitos de São Miguel do Oeste e Descanso que estudem a viabilidade de implantar uma área industrial com acesso à rodovia BR-386, que interliga esses municípios. O objetivo é atender a implantação de novas indústrias. Conforme a justificativa, a intenção é criar vias laterais ao longo da rodovia, com infraestrutura necessária para a instalação de futuras empresas.

Outra moção apela ao ministro da Agricultura e ao secretário estadual de Agricultura e Pesca que renegociem as dívidas dos piscicultores em razão da mortalidade de peixes registrada no mês passado. Conforme a justificativa, mais de 50 mil peixes morreram em propriedade da Linha Barra do Guamerim, em razão do frio intenso.

HOMENAGEM A ATLETAS

Na sessão de quinta-feira foi apresentada uma moção de aplauso parabenizando o Colégio La Salle Peperi, a Abasmo e a Fumdesmo pelo título de tetracampeão no basquete feminino, de 12 a 14 anos, nos Jogos Escolares de Santa Catarina. A moção é direcionada ao técnico Anderson Dalla Costa, ao diretor do Colégio Peperi Plácio José Bohn, ao vice-diretor Heriton de Souza Vilanova, à presidente da Abasmo Jelcy Therezinha Zanchi e ao presidente da Fumdesmo Valdir Fernandes.

Conforme o autor, a equipe de basquete feminino foi convidada pela Federação Catarinense para representar Santa Catarina no campeonato Sul Brasileiro de Seleções em agosto, em Toledo-PR, e disputar o título dos Jogos Brasileiros da Juventude em setembro, em João Pessoa-PB.

INDICAÇÕES E REQUERIMENTOS DE INFORMAÇÃO

Na sessão também foram apresentadas indicações e requerimentos de informação. Confira abaixo:

Indicação Legislativa 68/2016: solicita ao prefeito e ao secretário de Desenvolvimento Urbano adequação com calçamento e calçada/passeio na Rua Francisco Moro, no Bairro Estrela. Conforme a justificativa, a falta de pavimentação dificulta a vida dos moradores, especialmente em dias de chuva e umidade.

Indicação Legislativa 69/2016: sugere ao prefeito e ao secretário de Desenvolvimento Urbano que instalem contêineres para depósito de lixo junto ao calçadão da Rua Almirante Tamandaré. A sugestão visa facilitar o trabalho de recolhimento pela empresa responsável e dar um melhor aspecto à rua, evitando que o lixo fique espalhado.

Indicação Legislativa 70/2016: solicita ao prefeito que instale lombadas físicas nas ruas A2 e A3, no Bairro Vila Nova II. Conforme a indicação, nessas ruas, que ficam próximo à praça e à quadra de esportes, trafegam veículos em alta velocidade. A sugestão busca reduzir a velocidade dos veículos e oferecer maior tranquilidade aos pedestres.

Indicação Legislativa 71/2016: solicita ao prefeito e ao presidente do Cotrasmo que implantem lombada física na Rua Itaberaba, entre a Rua Hélio dos Anjos Ortiz e a Travessa Gerson Becker, no centro da cidade. Conforme a justificativa, nesse trecho há um fluxo intenso de veículos, e a implantação da lombada busca evitar transtornos, reduzindo a velocidade com que os veículos trafegam no local.

Requerimento de Informação 37/2016: requer ao presidente do Cotrasmo informações sobre os critérios utilizados pelo Conselho para a não implantação de lombadas físicas em estradas do interior, onde não existe calçamento. Segundo o requerimento, em algumas vias há excesso de velocidade por parte de motoristas.

Requerimento de Informação 38/2016: solicita ao prefeito quais as ações ou programas que o município desenvolveu, está desenvolvendo ou planeja desenvolver para a redução do uso de agrotóxicos na agricultura.

Câmara cobra melhor infraestrutura para a Ciretran

Legislativo de São Miguel aprova criação do Programa Vereador Mirim

Câmara presta homenagem à OAB pela passagem do Dia do Advogado

Câmara aprova projetos denominando ruas no Loteamento Dona Lurdes Priori